Publicação do Plano de aula no Portal do Professor
Fiz minha segunda publicação no Portal do Professor. Dessa vez foi um projeto.
Projeto: Construindo a Paz
Objetivo principal: Desenvolver e fortalecer uma cultura de paz por intermédio da escola. (Ensino Fundamental)
Clicar no link abaixo:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=23271
Donizete Reis
Integração de Tecnologias ao Currículo
Cada disciplina poderá fazer uso específico de uma mídia que melhor servir de recurso. Eu percebo que os projetos contribuem muito para ajudar os personagens da escola, pois os aproximam e na troca de conhecimentos uns ajudam aos outros a usar a máquina como recurso pedagógico. Uns estimulando os outros na utilização adequada das mídias. Porém esses personagens não podem esquecer que vivemos num mundo de mudanças constantes e daí temos que aprender constantemente, e os projetos serão sempre de grande contribuição a todos.
Em meus estudos verifiquei que a Onu percebe que as novas tecnologias deverão demorar décadas para serem implantadas com efetividade em sala de aula. Como suporte técnico, porém, já se configuram em uma realidade promissora.
Fernando Moraes Fonseca Júnior, pedagogo especializado em Inovações tecnológicas na educação, nos apresenta a informática como facilitadora no trabalho escolar e expõe diferentes modos de usar o computador: usado como instrumento de pesquisa; usado como instrumento de gestão, onde podemos planejar os objetivos, as etapas e tarefas e etc.; usado como instrumento de produção dos materiais e cita exemplos como planilhas, textos e roteiros; A internet usada como meio de comunicação e divulgação do material produzido.
E assim vamos aprendendo com quem sabe e percebendo as possibilidades de uso das tics e como elas vêm facilitar o processo de ensino-aprendizagem.
Donizete Reis
Execução de Atividade Planejada
O desenvolvimento de projetos se dá em torno de uma problemática e a partir daí há a busca de soluções. O projeto vai permitir viabilizar a realização de novas práticas pedagógicas que terão em vista a aprendizagem para a vida. Gestores, professores, alunos e a comunidade escolar se envolvem na construção e no desenvolvimento do projeto. O aluno vai aprender baseado na interação entre os conteúdos das várias áreas de conhecimento, o que lhe oferecerá a possibilidade de reconhecer e compreender as particularidades de um determinado conteúdo e o conhecimento.
As diversas mídias disponíveis no contexto da escola possibilitarão ao aluno, além da busca da informação, expressar seu pensamento por meio de diferentes linguagens e formas de representação, dando possibilidades de estabelecer relações significativas entre conhecimentos.
O compromisso educacional do professor é a mediação, que implica em criar situações de aprendizagens, onde ele ouve, questiona, orienta, reorienta, visando à construção do conhecimento do aluno. O professor deve estar claro da sua intencionalidade pedagógica: saber o quê, como, quando e por que desenvolver determinadas ações pedagógicas.
Análise do projeto: Construindo a Paz:
Objetivos:
*Estimular a reflexão nas escolas e comunidades acerca da violência nas escolas;
*Promover o respeito às diferenças;
*fortalecer atitudes que expressem valores como o respeito e a ética por parte dos educadores, a fim de que sejam exemplo e inspiração aos seus educandos;
*garantir um convívio social democrático com ênfase na compreensão e construção das regras, desenvolvendo nos alunos atitudes de respeito, cooperação e solidariedade;
*propiciar um clima harmonioso de trabalho, valorizando a construção de vínculos afetivos e o respeito à individualidade;
*desenvolver alunos que tenham confiança em suas capacidades cognitiva, afetiva, ética e social para agir com perseverança na busca do conhecimento e no exercício da cidadania;
Donizete Reis
Projetos envolvendo tecnologia
Atividade 4.5
Projeto: Construindo a Paz
1. Definição e caracterização do problema: A violência das ruas atravessou os portões de escolas públicas e fez com que situações vividas até então apenas por policiais, passassem a fazer parte do dia-a-dia do ambiente escolar. Ameaçados e acuados pelos alunos, muitos professores não sabem como agir em situações de risco quando elas envolvem menores, amparados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
2. Objetivo principal: Desenvolver e fortalecer uma cultura de paz por intermédio da escola. (Ensino Fundamental).
3. Objetivos específicos:
* tornar a educação para a não-violência uma das prioridades da escola;
* tornar profissionais das escolas e pais para trabalharem os valores de não-violência junto às crianças, adolescentes e jovens;
* oportunizar que crianças, adolescentes e jovens sejam protagonistas no processo de fortalecimento de uma cultura de paz.
*resgatar valores e conceitos que andam perdidos
*conscientizar os alunos da valorização do professor que é tão importante na sua formação;
*garantir que o aluno se perceba como dependente e agente transformador do meio social, contribuindo ativamente para a sua melhoria;
*capacitar o aluno a desenvolver hábitos saudáveis, agindo com responsabilidade em relação à sua saúde.
5. Plano de ações:
Plano de Realização: A coordenação do projeto será de responsabilidade da supervisora e da orientadora da escola (equipe pedagógica) que deverão articular os momentos e espaços que serão de uso coletivo ou específico de cada área de conhecimento. Buscar articular os possíveis reajustes que poderão acontecer ao longo da realização do projeto.
Ação -1
Primeira semana:
Os professores de Português e História apresentarão em quatro dias os filmes
que serão discutidos na sexta-feira por estes dois professores (a idéia central de cada filme e etc.). Os espaços para a exibição dos filmes devem ser articulados com o número de alunos e os recursos disponíveis na escola; a exibição envolverá todos os professores e alunos:
1º-Invictus: Mandela levou o campeonato mundial de rúgbi de 1995 para a África do Sul, utilizando a equipe do país para unir os sul-africanos e amenizar as tensões raciais entre negros e brancos.
2-Um amor para recordar: Em plenos anos 90, Landon Carter (Shane West) é punido por ter feito uma brincadeira de mau gosto em sua escola. Como punição ele é encarregado de participar de uma peça teatral, que está sendo montada na escola. É quando ele conhece Jamie Sullivan (Mandy Moore), uma jovem estudante de uma escola pobre. Com o tempo Landon acaba se apaixonando por Jamie que, por razões pessoais, faz de tudo para escapar de seu assédio.
3-Uma lição de Amor: Sam Dawson (Sean Penn) é um homem com deficiência mental que cria sua filha Lucy (Dakota Fanning) com uma grande ajuda de seus amigos. Porém, assim que faz sete anos Lucy começa a ultrapassar intelectualmente seu pai, e esta situação chama a atenção de uma assistente social que quer Lucy internada em um orfanato. A partir de então Sam enfrenta um caso virtualmente impossível de ser vencido por ele, contando para isso com a ajuda da advogada Rita Harrison (Michelle Pfeiffer), que aceita o caso como um desafio com seus colegas de profissão.
4-A Excêntrica família de Antonia: o filme conta a história de uma encantadora geração de mulheres comandada por Antônia. A saga familiar atravessa três gerações, falando de força, de beleza e de escolhas que desafiam o tempo.
Sexta-feira, em sala de aula, será o momento em que os professores de Português e (ou) História discutirão o filme e desenvolverão atividades sobre o tem.
Ação – 2
Segunda semana:
Cada professor irá trabalhar textos pré-selecionados envolvendo seu conteúdo e o tema previsto no projeto. (O professor terá liberdade para escolher, nesta semana, em quantas aulas pretende desenvolver seu trabalho.).
Português: com jornais atuais: discutir a violência, a mudança de valores na sociedade; a falta da família; drogas e o sofrimento; etc.;
Ciências: os jogos violentos/ televisão e a violência: as consequências;
Matemática: A fome no mundo em números;
História: A resolução pacífica dos conflitos: Nelson Mandela/ Mahatma Gandhi/ Martin Luther King/ Madre Tereza Calcutá;
Inglês: apresentar a vida e obra de John Lennon com destaque para a canção “Imagine” e sua tradução;
Geografia: A carta do cacique Seattle, em 1885; o neocolonialismo e a globalização;
Ação - 3
Terceira semana: Uma palestra com o tema “doação de sangue” – Um gesto de solidariedade para reabilitar vidas.
Ação – 4
Quarta semana:
Sob a supervisão dos professores de Arte, Educação Física e Português e História, um grupo de alunos apresentará, no palco central da escola, a biografia e obras de compositores brasileiros com destaque para uma canção envolvendo o tema: Construção da Paz. Canção que será coreografada pelos alunos “dançarinos” da escola; (previsão para organização e ensaio é de duas semanas anteriores ao evento);
Canções e compositores:
*A paz (Gilberto Gil e João Donato);
*O sol (Jota Quest/ Antônio Júlio Nastácia);
*Tente outra vez (Raul Seixas / Marcelo Motta / Paulo Coelho);
*Mutirão de Amor (Jorge Aragão);
*Pro dia nascer feliz (Frejat e Cazuza);
*Epitáfio/ /Enquanto houver sol / (Titãs e Sergio Brito);
*É preciso saber viver (Roberto e Erasmo);
*Depende de nós/brincar de viver (Guilherme Arantes);
*Retrovisor (Fagner/ Fausto Nilo);
*Coração de estudante (Milton Nascimento/Wagner Tiso);
Ação - 5
Quinta-semana:
Oficinas acontecerão nas salas de aulas sob a orientação dos respectivos professores, respeitando o calendário escolar e a aula prevista para o dia (o professor do primeiro horário seguirá até o último com a mesma turma): três aulas para a confecção e duas aulas para a exposição e visitação de todos, incluindo a comunidade.
Ciências: Confecção e cartazes e mural com o tema específico: Como o álcool e o fumo agridem o organismo/cuidados para manter a saúde;
Geografia: Copiar, refletir, expor e distribuir as Orações pela Paz Mundial, das Nações Unidas, 1986: Oração Hindu pela Paz; Oração Budista pela Paz; Oração Jainista pela Paz; Oração Maometana pela Paz; Oração Sikh pela Paz; Oração Bahai’ pela Paz; Oração Shintoísta pela Paz; Oração dos Nativos Africanos pela Paz; Oração dos Nativos Americanos pela Paz; Oração Parse pela Paz; Oração Judaica pela Paz; Oração Cristã pela Paz.
Arte e Matemática: (duas turmas juntas) Construir coletivamente a bandeira da paz, que será exposta na fachada da escola; e construir fitas, lenços e laços da paz; (usar criatividade);
Português, História e Inglês: copiar, refletir e expor: poesias de Cecília Meireles e outros; textos e frases de Mahatma Gandhi, Madre Tereza de Calcutá, Martin Luther King, Mandela, John Lennon, outros; dicas para o resgate de valores no ambiente escolar, família e sociedade/ dicas de como fortalecer as amizades/ dicas de como lidar com pessoas e situações delicadas.
Educação Física e Ensino Religioso: responsáveis por fotografar as oficinas para divulgação no jornal e blog (já existentes na escola);
Ação - 6
Sexta-semana:
Oficinas que acontecerão no primeiro horário da segunda-feira e dentro das salas de aula sob a orientação do professor daquele horário, onde os alunos irão ceder entrevistas, opiniões e comentários sobre o tema. Trazer de outras fontes matérias que mostram ações positivas e construtivas e de boa convivência entre as pessoas; pesquisar e organizar matérias com líderes da paz; discutir matérias sobre drogas, alcoolismo, excesso no trânsito e outros temas similares que desencadeiam a violência; sugerir pautas para o jornal que contribuam com a cultura de paz;
O material será entregue durante o decorrer da semana para os professores que avaliarão e selecionarão para a divulgação. Os responsáveis pelo jornal escrito e blog disponizarão os trabalhos dos alunos para toda a escola.
Ação -7
Sétima Semana: Cada professor irá avaliar uma turma no primeiro horário da segunda-feira da última semana do projeto: Avaliação Dissertativa – Tema: “Construindo a paz que eu quero ter”.
6. Tempo total de realização do projeto: sete semanas
7. Material e suporte necessário:
DVD, TV e filmes; Computador e Internet; matérias de jornal e revistas, data show e microfone; CD-player e CD; papeis coloridos, cola, tesoura, gravuras, fitas, etc.; jornal da escola; blog da escola.
8. Fontes de pesquisa:
WWW.naoviolencia.org.br; www.aipa.org.br/ea-atividades-pela-paz.htm/
Wikipedia.org; www.vagalume.com.br
9. Forma(s) de avaliação (ao longo do projeto e ao final do projeto):
Avaliação ao longo do projeto: no dia seguinte à realização de cada ação haverá um momento, coordenado pela equipe pedagógica, envolvendo todos os personagens do projeto, para avaliar a ação apresentada e orientar, reorientar, sugerir ajustes, mudar e adequar as ações seguintes.
Avaliação final: Uma avaliação dissertativa, num mesmo momento, envolvendo todos os professores, com o tema: “Construindo a paz que eu quero ter”.
Donizete Pereira dos Reis
Tecnologias e Currículo
Atividade 4.4
Análise do Projeto: Construindo a Paz
1. Definição e caracterização do problema: A violência das ruas atravessou os portões de escolas públicas e fez com que situações vividas até então apenas por policiais, passassem a fazer parte do dia-a-dia do ambiente escolar. Ameaçados e acuados pelos alunos, muitos professores não sabem como agir em situações de risco quando elas envolvem menores, amparados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
2. Objetivo principal: Desenvolver e fortalecer uma cultura de paz por intermédio da escola. (Ensino Fundamental).
Ao se trabalhar com projetos nas escolas podemos distinguir com clareza como cada conteúdo pode contribuir para o seu desenvolvimento.
Conteúdos curriculares e disciplinas envolvidas:
Desenvolver e fortalecer a cultura da paz na escola é um tema atual e urgente no cenário nacional e capaz de integrar o currículo, a ponto de abranger todas as disciplinas curriculares.
Língua Portuguesa: interpretação de textos e da linguagem cinematográfica; a produção de síntese e textos dissertativos, de resenha, artigo, a elaboração da ficha técnica, a sinopse, uma crítica, etc.
Matemática: demonstrar em números como as necessidades básicas do ser humano, quando não supridas geralmente levam à violência;
Artes: desenhos, pinturas, colagens, dança, coreografia, confecção de bandeira, fitas, o desenho da cena mais emocionante, etc. enriquecendo o contexto pedagógico;
Geografia: as diversas regiões do mundo manifestam a sua religiosidade;
História: A linguagem pacifista na busca de mudanças por um mundo melhor; a pesquisa biográfica e obras relativas ao tema.
Ciências: a evolução tecnológica necessitando de humanização;
Inglês: uma linguagem universal na busca de um mesmo ideal para o homem: a paz;
Donizete Reis
Projetos: Elaboração de um texto descritivo
No ano passado, em minha escola, nós tivemos a oportunidade de trabalhar um projeto sobre trânsito e acho que a garotada (6º ao 9º ano) gostou, o que não senti em outras experiências que tive. Cada professor ficou voltado para sua área e ao final houve a “culminância” quando foi usado o data-show, como recurso tecnológico para apresentar entrevistas com autoridades sobre a “lei seca”. Momento que os alunos, também, apresentaram para toda a escola, os cartazes que criaram sobre a de prevenção a acidentes.
A informática facilitou nosso trabalho, pois foi onde tiramos informações nos sites específico e muitas imagens enriqueceram nosso trabalho.
Os professores de Inglês e Português apresentaram jornais, revistas e livros que tratavam do assunto. As regras para carros, motos, bicicletas e pedestres. Professores de ciências trabalharam o alcoolismo, o sono e os conseqüentes acidentes. Nos professores de História trabalhamos a evolução dos meios de transportes e das estradas no Brasil; Os professores de geografia trabalharam a malha rodoviária e os fatores políticos e econômicos brasileiros.
Achei proveitoso, pois ao final os alunos já sabiam identificar os problemas que vemos hoje-em-dia e apresentar soluções: a irresponsabilidade de alguns motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres; discutiu-se o desrespeito á “lei seca”; contaram suas experiências como pedestres e a dificuldade de atravessar as ruas no momento de pico (rush) e como eles mesmos colocaram “pequenos acidentes e esbarrões” que a maioria já vivenciou. Apresentaram soluções (apesar de fantasiosas) para o imenso número de carros que são lançados diariamente em nossas estradas e ruas.
Donizete Reis
Características das tecnologias
Atividade 4.2
1-Ferramenta: Power Point;
Endereço: http://www.slideshare.net/
Características: É uma ferramenta que permite criar apresentações dinâmicas, com inserção de gráficos, tabelas, textos, sons, link e etc. Partilha de informação de forma eficiente e que causa muito impacto à apresentação. É possível armazená-lo na Internet e posteriormente reutilizá-lo. É gratuito.
Alunos e professores poderão utilizar facilmente
2-Ferramenta: Google docs./ Documentos, planilhas e apresentações on-line:
Endereço: http://www.google.com.br/
Características: Permite a edição de um documento por mais de um usuário processando virtualmente. Também a inserção de gráficos, tabelas, textos, sons, link e etc. Os arquivos criados podem ser partilhados rapidamente na rede, permitindo alterações em conjunto com outros usuários. O armazenamento na Internet evita ocupar espaço no disco do computador. Dispensa o uso do pen drive e é gratuito.
3-Ferramenta: Grupos de discussão/Fórum
Endereço: http://groups.google.com.br/
Características: Esta ferramenta permite criar um espaço virtual de discussão sobre um tema especifico. Poderá ser de grande utilidade para o professor, que o criar e incentivar seu uso, levando a discussão de temas relevantes. O professor pode optar por criar um espaço de discussão em grupo deverá escolher pelo “nível restrito”, pois assim cadastrará os seus alunos e somente estes através de convite (enviado por e-mail) poderão acessar e participar da discussão. Para ser produtivo, este espaço dependerá da regulação do docente, que escolherá um tema. Tem a grande vantagem de ser gratuito e assíncrono, facilitando a interação dos alunos a qualquer momento e lugar que acessarem a Internet.
4-Ferramenta: Blog
Endereço: http://www.google.com.br/
Características: Este espaço serve para compartilhar suas ideias, fotos, vídeos e muito mais. É um diário pessoal, onde se está sempre escrevendo coisas dá possibilidade à interação com outras pessoas. Serve para discussões políticas. Há espaços para o visitante postar comentários e o criador pode permitir que outros sejam co-autores.
Donizete
Mudanças na Educação
São dois os desafios para o professor no momento atual: o primeiro é adquirir conhecimento do uso da tecnologia, mais especificamente computador e Internet; e o segundo é conseguir unir seu conhecimento pedagógico às novas tecnologias. O como usar pedagogicamente as mídias e integrar tecnologias e conhecimentos para produzir novas aprendizagens. Esses dois desafios são grandes e se tornaram as também as barreiras que vem dificultando o uso das mídias no processo educativo. Mas além desses há, sem duvidas, a responsabilidade de cada autoridade e órgãos envolvidos com a educação em oferecer as ferramentas para o professor ter sua formação necessária e também ter tais recursos disponíveis na escola.
O uso das mídias na aprendizagem escolar se faz urgente e vem enriquecer a prática pedagógica, porém saber fazer o uso adequado de cada uma exige conhecer muito bem o recurso tecnológico disponível. Para isso, os programas de formação devem promover o aprendizado ao educador. Tanto a formação inicial quanto formação continuada deve oferecer oportunidades. Só o conhecimento do uso das mídias vai levar o educador a uma crítica fundamentada sobre a sua adequação no processo educativo, consequentemente contribuindo no ensino-aprendizagem.
O professor deve considerar aspectos como planejamento da aprendizagem, adequação da mídia, elaboração de materiais didáticos, avaliação da aprendizagem e etc., pois caso contrário seu trabalho ficará comprometido.
Sabemos que ainda há professores que resistem a fazer o uso da tecnologia como ferramenta educacional. No atual momento ele precisa repensar a sua prática pedagógica e reconstruí-la. Aprender as especificidades das mídias, analisar suas potencialidades, compreender essa nova prática pedagógica é uma forma de conceber a educação que envolve o aluno, professor, as tecnologias disponíveis, a escola e seu entorno e todas as interações que se estabelecem nesse ambiente de aprendizagem. Torna-se também fundamental, por parte dos órgãos de ensino, propiciar ao educador uma formação continuada, de forma que ele possa identificar e analisar problemáticas envolvidas em sua atuação, no momento atual. No momento em que essas barreiras forem quebradas e o professor levar o pedagógico para dentro das máquinas a educação sairá vencedora.
Como o poema de Drummond “De mãos dadas” sugere, no compartilhamento de experiências entre os professores e entre estes e os alunos também haverá grande aprendizagem docente.
Abraços,
Donizete Pereira dos Reis
Postar relatos no Portal do Professor
Olá Sérgio e companheiros,
Essa atividade pede para postar relatos no Portal do Professor e eu entrei lá e postei uma opinião em uma sugestão de aula. Vejam abaixo:
Atividade 3.10
“Olá Lívia,
Parabéns pela sugestão!
Percebi que o objetivo de sua aula é levar os alunos a repensar o modelo de consumo que nossa sociedade está inserida e a necessidade urgente de mudança de mentalidade e atitudes. As estratégias que usou irão motivar os alunos a uma conduta consciente e mais responsável na busca de ações que visem à conservação do espaço onde vivem e por onde andam. “Refletirão sobre os diferentes papéis que cabem aos cidadãos, ao poder público e às empresas.”
Obs.: O comentário acima será publicado após moderação feita pelo portal.
Aula Comentada: Portal do Professor
Lixo e Natureza não combinam! Autor Lívia Raposo Bardy/ SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos/16.02.2009
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1529
Donizete Reis
Criar uma aula no Portal do Professor
Atividade 3.9
Olá comanheiros,
Fiz minha inscrição no Portal do Professor, criei uma aula e postei lá. Dêem uma olhadinha no link abaixo, ou entrem lá e pesquisem meu nome:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/aulas.html
Título: Eu, meu espaço e meu lixo
Dados da Aula:
O que o aluno poderá aprender com esta aulaa:
Objetivos do trabalho: espero que os alunos se sensibilizem e pensem em si mesmos, como parte integrante de uma coletividade, de um todo. Esse sentimento de pertencimento levará a uma visão de participação, onde os cidadãos consigam trazer para o seu dia-a-dia, nos lugares em que vivem e transitam (bairros periféricos, bairros centrais, viagens e estradas, etc.) atitudes e princípios mais apropriados à vida em comunidade. Frisando também, os diferentes papéis que cabem aos cidadãos, ao poder público e às empresas, quanto o a produção e destinação do lixo.
Duração das atividades: quatro aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
Os alunos deverão observar as ruas onde residem, o caminho para a escola, os bairro da cidade e constatar que se faz necessária uma mudança de mentalidade e de atitudes dos cidadãos, mais especificamente dos moradores dos bairros onde eles estão inseridos, onde o lixo jogado indevidamente.
Estratégias e recursos da aula:
1ª aula - Apresentação de 4 slides e 3 fotos. 1- ”A vida retribui e transfere” - (tamanho 2.361k) / Slide propõe a conscientização da participação da parte no todo: de não se ver separado do outro, da comunidade e do Universo./ Justificativa: pretendo, com as imagens e a música, sensibilizar os alunos e levá-los a se sentirem em unidade com o universo. FONTE: http://www.slideshare.net/lfrichter/a-vida-retribui-e-transfere-giani. 2- “Imagens do Universo pelo Hubble (cosmos VII)” - (tamanho700K) / Slide mostra imagens do Universo, capturadas pelo telescópio Hubble, no espaço sideral: a beleza das galáxias, nebulosas, etc./ Justificativa: levá-los a perceberem a beleza de toda a grandeza que nos envolve. FONTE:http://www.slideshare.net/gjmoretti/imagens-do-universo-pelo-hubble-cosmos-vii. 3- “Fotos Planeta Terra” - (tamanho879K) / Imagens do planeta terra, submerso na obscuridade do Universo, tiradas por um satélite em órbita. Destaque para a visualização perfeita das Plataformas Continentais. / Justificativa: levá-los a perceberem a beleza do planeta Terra. Fonte: http://coizaradas.blogspot.com/2008/09/planeta-terra.html. 4- “Sacos plásticos” - (tamaho 3. 361K)/ Informações e imagens fornecidas pela Agência de Proteção Ambiental dos EUA. Destacando a destinação dos saquinhos plásticos que ganhamos nas lojas: mares, bueiros, encanamentos, rios, etc./ Justificativa: que os alunos percebam a urgência de uma participação mais efetiva na conservação, preservação, etc., dos ambientes. FONTE: http://www.blumar.com.br/images/site/sacos_plasticos.pdf Fotos de nossa cidade: (total 3) Foto 1-“Lixo debaixo da Ponte do Bairro Santana” (Muriáe/MG)/ imagem demonstra como o lixo “não recolhido para destinação devida” contribui para as enchentes./ Justificativa: Como o lixo não recolhido vem contribuindo para a ocorrência das enchentes em nossa cidade e as conseqüências delas para todos os muriaeenses. Fonte: (Foto: Fernanda) / http://www.portalclick.com.br/portalclick/2008/12/17/enchente-em-muriae Fotos 2 e 3 – Lixo e mato nas ruas dos distritos e bairros de Muriaé/MG/ imagens demonstram lixo e sujeira jogados nas ruas e praças de nosso município. / Justificativa: As imagens mostram a sujeira e o descaso com a limpeza de nosso município. Fazem refletir sobre a responsabilidade dos cidadãos. Fonte: http://www.portalclick.com.br/portalclick/2009/05/08/lixo-e-mato-nas-ruas-tiram-o-sossego-de-belisarenses/
Os 4 slides e as fotos serão vistos por todos os alunos da turma na sala de informática ou na sala de vídeo. Em seguida a turma será dividida em 4 grupos. (Grupo “a” ficará com o slide 1); (Grupo “b” ficará com o slide 2); (Grupo “c”ficará com o slide 3); (grupo “d” ficará com o slide 4). Os alunos de cada grupo comentarão entre si quais “passagens” que mais os impressionaram/sensibilizaram/marcaram (algo que possam destacar de interessante no slide); comentarão também as fotos. Após terminarem, esses grupos serão desfeitos e novos grupos serão formados de forma que ficarão juntos os alunos que comentaram os slides 1,2,3,4 e possam passar para os colegas, o que mais os impressionou/sensibilizou e ao grupo que havia participado.
2ª aula – Trabalhar o texto: “1 kg é o que cada brasileiro produz de lixo por dia”
1 kg é o que cada brasileiro produz de lixo por dia: Os aterros não deveriam ser o destino de mais da metade do lixo do Brasil. Chegar a esta conclusão é bastante simples. Do total do lixo produzido no país, 50% é orgânico e poderia ser reaproveitado conscientemente. Esse, quando bem separado dos demais e sem nenhum contaminante, pode virar composto orgânico e servir como um excelente adubo para vasos e canteiros. Mas, ao contrário, o que se vê são as montanhas de lixo que atraem ratos, baratas, moscas, mosquitos e urubus. O chorume, nome dado ao resíduo líquido produzido na decomposição de matéria orgânica, contamina o solo e as águas subterrâneas. Além disso, o gás metano, liberado pelo lixo dos aterros sanitários é um dos causadores do efeito estufa quando entra em contato com o oxigênio. Se fosse devidamente capturado poderia ser usado como fonte de energia alternativa. Curitiba (“Capital do Paraná/Brasil”) foi a primeira a implementar a coleta seletiva. Algumas outras cidades adotaram a prática. A maioria, no entanto, ainda tem iniciativas pontuais. “O importante é as pessoas ficarem conscientes da quantidade do lixo que produzem: em torno de 1 kg por dia. Dessa maneira é mais fácil entender a urgência de cada um fazer sua parte”, explica Vera Chevalier, diretora da Recicloteca – centro de informações sobre resíduos e meio ambiente. 2% do lixo do Brasil (doméstico, industrial ou da coleta pública da cidade) é reciclado. Na Europa e nos Estados Unidos, a porcentagem cresce para 40%. Do lixo doméstico, 88% vai direto para o aterro sanitário, sem qualquer tratamento. Você sabia? - Canetas esferográficas estão se tornando um problema para o lixo. Prefira modelos recarregáveis. - O plástico é a maior causa de morte nos oceanos, pois os animais o confundem com alimento. Apenas 2% do lixo do Brasil é reciclado. Na Europa e nos Estados Unidos, a porcentagem cresce para 40%. Recicle suas idéias, a natureza agradece! Fonte: Revista UMA/Ed. 85. Por: Renata Costa...
Atividades: Fazer leitura do texto, analisar as conseqüências das relações que vêm sendo estabelecidas com os moradores em seus bairros, na nossa cidade. Isso inclui Fazê-los conhecer os diversos materiais que podem ser reaproveitados para outras finalidades. Questionar sobre os diferentes papéis que cabem aos indivíduos, ao poder público e às empresas. Discutir as possíveis destinações do lixo e a redução do consumo, fazendo-os tomar conhecimento e praticarem os famosos três erres (reduzir, reutilizar e reciclar): • Pilha e baterias de celular; • Alumínio; • Embalagens de isopor; • Papel e o reaproveitamento; • Canetas esferográficas; • Plástico; • Metal; • Vidro; • Copos descartáveis; • Lixo orgânico; • Óleo de cozinha.
Atividade para casa: Em grupos (diversificados/ e a contento deles), os alunos irão trazer para a escola, fotos dos lugares sujos das proximidades de onde moram. (fotos tiradas com seus celulares e máquinas fotográficas – devendo passá-las para um computador ou CD). Trazê-las ou enviá-las para a escola. (continuidade na 3ª aula).
3ª aula - 1º momento: Exibição das fotos na sala de computador e questionar como e onde foram obtidas, etc.; 2º momento: Discutir com os alunos a proposta de um trabalho de divulgação e conscientização. Levando os alunos a editar uma cartilha de esclarecimento à comunidade sobre a questão do tratamento do lixo. Com as dicas do que pode ser reduzido, reutilizado e reciclado; a separação do lixo doméstico e implantação da coleta seletiva, nas casas; apresentar cartilha para o presidente da Associação do bairro (cada um em seu bairro) e discutir possível parceria na divulgação; ·. Algumas dicas: * A importância de se jogar o lixo na lixeira, respeitando o horário do caminhão fazer o recolhimento, traçando um paralelo entre esta atitude e à saúde de todos, principalmente crianças e idosos, não raro expostos a inúmeras doenças. *Conservação dos terrenos baldios: limpeza; destinação dos entulhos; fogo; Segurança; *Coleta e comercialização do lixo reciclável (já existentes: óleo cozinha, papel); *O poder público e os cidadãos devem se mobilizar para controlar e fiscalizar o destino desses materiais; *Perceber o que podem fazer para melhorar ou piorar o seu espaço. *Substituir os sacos plásticos dos supermercados por sacolas individuais e não descartáveis; *Outros.
Avaliação
Quarta Aula: Avaliação Dissertativa: "Eu, meu espaço e meu lixo" . Com essa produção pretendo avaliar a capacidade de análise de cada aluno individualmente: de abstração, de formulação de idéias a respeito de sua cidadania e o controle de si mesmo. Da consciência do já é capaz de fazer e em que deve melhorar.
Criar uma Apresentação
Atividade 3.8
Para essa atividade eu desenvolvi uma aula de História para os alunos de 9º. Confesso que ficou muito esquisita apresentação e até eu resolver este problema vai demorar um tempo, por isso resolvi postar assim mesmo, sei que a aprendizagem vai ser com o tempo. Desculpem-me e ajudem-me se puderem.
Visitem e dêem suas opiniões (se tiverem tempo rsrsrsr).
Abraços,
http://bethreislima.wiki.zoho.com/Barak-Obama-e-a-Segunda-Guerra-Mundial.html
Donizete
Produto Hipermídia em Editor de Apresentações
Atividade 3.7
Essa atividade pede para criarmos um produto hipermídia em editor de apresentação e eu acabei de criar esse wiki. Adicionei conteúdo, mas estou meio enrolada na hora de convidar meus alunos.
Façam uma vista:
http://bethreislima.wiki.zoho.com/História-Hoje.html
Donizete
Execução de atividade Planejada
Atividade 3.6
Observando o comportamento dos alunos no desenvolvimento desta aula percebe-se o que acontece normalmente quando há necessidade de grupos de estudos (alunos do 8º e 9º anos do E. Fundamental), ou seja, formação dos grupos de trabalho se dá entre os colegas mais próximos e outros que tentam se aproximar de colegas mais espertos. Os alunos mais habilidosos em operacionalizar o computador e Internet partem logo para a ação, ou seja, a pesquisa. Quando surgem dúvidas perguntam imediatamente para os colegas. Como cada grupo recebeu uma pesquisa diferente acabam se envolvendo na sua busca e seguem na realização. Dúvidas de como organizar o trabalho surgem a todo o momento e como orientadora procuro apontar rumos para que ocorra um aprendizado de fato. Os alunos têm dificuldades em analisar, sintetizar o material pesquisado para a apresentação. Tenho que intervir a todo o momento organizando-os na busca e armazenamento do material pertinente, antes de organizem a conclusão e a apresentação.
Na segunda aula, os grupos se formam e elaboram com os recursos de computador as devidas apresentações. Utilizando também recursos de som, imagem e movimentos oferecidos pela Internet com o objetivo de enriquecer a apresentação. Percebo que nesse momento a troca de conhecimento entre todos os grupos é imensa. Alguns alunos dominam recursos que outros não dominavam e há uma intensa troca de conhecimento em manipular os recursos oferecidos pelas novas tecnologias. A apresentação dos trabalhos em grupo causou grande impacto e acredito que os alunos conseguiram construir seu conhecimento do assunto exigido.
A terceira aula aconteceu de forma mais informal, pois os grupos de alunos iniciaram a preparação para a coreografia da dança que será apresentada num momento oportuno.
A quarta aula foi o momento da avaliação, ou seja, os alunos desenvolveram um texto dissertativo, individualmente. Usando o editor de texto, eles deveriam reconhecer que o samba nasceu e cresceu no Brasil como uma forma de sobrevivência encontrada para enfrentar a discriminação racial que sofriam naquele momento.
Para a realização da atividade foi utilizado o laboratório da escola, este já apresenta algumas máquinas defeituosas e apenas 80% delas em bom funcionamento. A impressora não pode ser usada por estar com problemas. Os fones de ouvidos tiveram que ser pegos na sala da diretora que havia recolhido para disponibilizá-los nos momentos mais oportunos, visto que muitos alunos se interessam apenas por ouvir música quando fazem o uso do laboratório de informática.
Com este trabalho foi oferecida ao aluno a oportunidade de utilizar as novas tecnologias, usando-as (os equipamentos e ferramentas adequadas) para a realização das tarefas (elaboração de suas produções), e a obtenção de imagens digitais como um recurso enriquecedor das informações, aprendendo a respeitar os direitos autorais envolvidos.
Os alunos tiveram também a chance de desenvolver sua capacidade de análise, síntese e conclusão, e consequentemente a capacidade criadora; demonstrar iniciativa; a busca e a coleta de informações em ambiente virtual. E por fim desenvolver sua sensibilidade ante as questões sociais.
Espero que tenha contribuído com os colegas, pois acredito que seja mais ou menos dessa forma que as mídias devam ser utilizadas nas escola.
Donizete Reis
Planejamento
Atividade 3.5
Área de conhecimento: História
Tema: Músicas brasileiras: A História do Samba
Ementa da aula:
*As origens do samba; *Os instrumentos usados; *Contextualizar historicamente o nascimento do samba; *O surgimento das escolas de samba; *os primeiros grandes sambistas de compositores; *os meios de comunicação e a divulgação do samba; *Os sambistas mais importantes de todos os tempos; *As variações do samba no decorrer do tempo; *As várias gerações de sambistas; *As divas do samba; *permanências e mudanças.
Os objetivos e competências:
*Oferecer aos alunos a possibilidade de identificar no samba as raízes da cultura brasileira e perceber que a construção da nação brasileira inclui conhecer todos os povos que a constitui.
*levá-los a identificar no Brasil e nos seus descendentes as formas encontradas para sobreviver, para se expressar; a sua capacidade criadora; e um jeito próprio de construir, sentir e viver a vida, no interior do grupo étnico e no convívio com outros grupos;
*possibilitá-los conhecer e aprender a respeitar as expressões culturais negras que compõem a história de nosso país, mas que, no entanto, são pouco valorizadas;
*levá-los a compreender e respeitar diferentes modos de ser, viver, conviver e pensar; e a sensibilização ante as questões sociais;
O público alvo:
8º e 9º anos do Ensino Fundamental
Aprendizagem Esperada:
*aprender a usar os equipamentos e ferramentas adequadas para a realização das tarefas (elaboração de suas produções, e a obtenção de imagens digitais como um recurso enriquecedor das informações, os direitos autorais envolvidos. Também as formas divulgação das produções através dos diversos recursos disponibilizados).
*desenvolver sua capacidade de análise, síntese e conclusão; e também a capacidade criadora;
*demonstrar iniciativa; a busca e a coleta de informações em ambiente virtual;
*desenvolver sua sensibilidade ante as questões sociais;
* *Adquirir o hábito de escrever, escutar, realizar estudos;
Ferramenta de produtividade: Mapa
Estratégias pedagógicas e os recursos disponíveis:
Primeira aula:
*Professor irá disponibilizar os computadores no laboratório de informática. A turma será dividida em grupos conforme o número de computadores disponíveis, que usarão a Internet para pesquisar; (ajustes);
*Professor introduzirá o tema com um vídeo disponibilizado no endereço: www.youtube.com.br: O samba de gafieira;
* Os alunos irão pesquisar na Internet as informações pertinentes; (sites mencionados pelo professor):
http://revistaepoca.globo.com/Epoca/0,6993,EPT865240-1655-1,00.html
www.suapesquisa.com/samba
1º grupo: buscar a origem; os instrumentos; o que as letras normalmente contam e identificar a origem étnica do samba;
2º grupo: buscar informações sobre o primeiro samba gravado no Brasil (ano/autor/letra);
3º grupo: contextualizar historicamente, os motivos do samba ter nascido no Rio de Janeiro, a capital do Império; o surgimento das escolas de samba;
4º grupo: os primeiros grandes sambistas e compositores (década de 1930); apontar os meios de comunicação que as canções eram divulgadas e suas conseqüências;
5º grupo: os mais importantes sambistas de todos os tempos; listar as variações do samba a partir da década de 1930 (Bossa Nova; corrente popular e outros);
6º grupo: a nova geração de sambistas (1970/1980);
7º grupo: as divas do samba: Alcione, Beth carvalho e Clara Nunes.
Primeira tarefa (1ª aula): pesquisas, coletas e análise das informações; escolha de recurso tecnológico para organização do trabalho; apresentação.
Segunda Aula:
Segunda tarefa (2ª aula): divulgação das produções: usar o editor de texto e a impressora para organização, de forma concisa; expor em mural na sala de aula.
Terceira Aula;
Terceira tarefa (3ª aula): organizar grupos de dança entre os alunos para apresentação no momento cívico escolar. Utilizar as variações de samba estudadas;
AVALIAÇÃO:
Avaliação individual: Produção de texto dissertativo.
*usar editor de texto do laboratório ou o seu próprio editor.
Esperando constatar a habilidade de análise, síntese e conclusão do aluno, para que perceba que a construção da nação brasileira inclui conhecer todos os povos que a constitui. Reconhecer, no samba, uma forma encontrada de sobrevivência e expressão, e um jeito próprio de construir, sentir e viver a vida, no convívio com outros grupos; a capacidade criadora e recriadora através dos tempos e lugares; a sensibilização ante as questões sociais; e os princípios de respeito e diálogo;
Donizete Reis
Compartilhando Descobertas
Atividade 3.3
Os vídeos abaixo contribuíram para análise da destinação do lixo na sociedade industrializada que vivemos:
Vídeos:
*Reciclagem de lixo eletrônico 2 min - 31 out. 2008 - Vídeo enviado por band = Apesar da reciclagem de latas de alumínio e papelão se tornou uma indústria forte no Brasil, ainda são raras as empresas;
*Lixo (Episódio 1 de 4) - Os desafios da destinação do lixo 6 min - 12 jun. 2009 - Vídeo enviado por mcrost01 A TV Câmara exibe uma série de reportagens sobre um problema que desafia países, quebra a cabeça de especialistas.
Destacamos em nossos estudos que um dos grandes problemas do homem nos tempos atuais é a destinação do lixo. Muito se tem discutido sobre as melhores formas de tratar e eliminar o lixo: industrial, comercial, doméstico, hospitalar, nuclear etc. gerado pelo estilo de vida da sociedade contemporânea. Todos concordam, no entanto, que o lixo é o espelho fiel da sociedade, quanto mais rica e consumista mais geradora de lixo. Qualquer tentativa de reduzir a quantidade de lixo ou alterar sua composição pressupõe mudanças no comportamento social.
Donizete
Produtos e objetos do Portal do Professor e Avaliação de Produtos midiáticos:
Produtos e objetos do Portal do Professor
Atividade 3.2
O Portal do Professor apresenta link para Recursos Educacionais, onde são oferecidos vídeos, animações, arquivos de áudio e etc.,ver as categorias que mais interessam a você (nível de ensino, componente curricular, etc) e escolha no mínimo 3 recursos.
Exemplos:
1-Recurso: vídeos- 441,2 KB
Brincando com lixo: Fantoche
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação;
Objetivos:Sensibilizar sobre a problemática do lixo, levando a reflexão sobre as questões ambientais que o envolvem
2-Recurso: Imagem -64,2 KB
Lixo? Nem pensar!
Educação Básica::Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente
Objetivo: Levar o aluno a refletir sobre as conseqüências do despejo de lixo em vias públicas, fixando o hábito de jogar o lixo em lugar apropriado
2ª SEMANA DO MEIO AMBIENTE - QUARTA-FEIRA - PANTANAL
Terceiro dia da 2ª Semana do Meio Ambiente da TV Escola, que tem como tema principal o Ano Internacional da Biodiversidade. A cada programa, um bioma brasileiro será apresentado. O bioma de hoje é o Pantanal, que será retratado no documentário Biomas
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/resultadoBusca.html?tipo=RAPIDA&busca=lixo+rua&x=27&y=5#resultado
3-Recurso: software Educacional- 44,4 KB
Aprenda brincando quanto tempo vive um lixo
Educação Básica::Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental
Educação Básica::Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente
Objetivo: Fazer com que o aluno entenda a importância da reciclagem e conheça o tempo de duração de cada material no meio ambiente;
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/resultadoBusca.html?tipo=RAPIDA&busca=lixo&x=23&y=8#resultado;
Domínio Público:
Vídeo: Tema: A terra (mudanças ambientais)
Autor:Ministério da Educação;
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do? select_action=&co_obra=124135
TV ESCOLA:
Vídeo:
2ª SEMANA DO MEIO AMBIENTE - QUARTA-FEIRA - PANTANAL
Terceiro dia da 2ª Semana do Meio Ambiente da TV Escola, que tem como tema principal o Ano Internacional da Biodiversidade. A cada programa, um bioma brasileiro será apresentado. O bioma de hoje é o Pantanal, que será retratado no documentário Biomas
AVALIAÇÃODE PRODUTOS MIDIÁTICOS:
Companheiros,
Os recurso que escolhi para estudo envolvem o mesmo tema: o meio ambiente. Escolhi este tem por ser atual e urgente a atenção que o assunto requer. Nosso planeta sofre uma imensa degradação que tem atingido todos os habitantes incondicionalmente. A educação realizada nas escolas tem um grande desafio nesse início de século, que é formar cidadãos conscientes de seu papel para a preservação e o uso sustentável dos recursos naturais.
Vejam nos diversos recursos que disponibilizei no estudo que fiz acima.
Donizete Reis
Prática Pedagógica e Mídias Digitais
Atividade 3.1
A evolução das mídias pouco a pouco vem afetando a vida pessoal dos professores e sua expectativa na vida profissional é duvidosa e angustiante. Percebo que a grande insegurança de meus colegas está em preparar suas aulas usando o computador e a Internet.
Em minha experiência de repassar o curso: Introdução à Educação Digital para os professores da rede pública municipal de minha cidade vejo que a maioria apresenta quase nenhum conhecimento em operacionalizar o computador, nenhum conhecimento técnico com sistema operacional, instalação elétrica e etc. Como preparar aulas usando adequadamente o computador e a internet é algo que a maioria dos professores necessita conhecer para ter mais segurança na sua prática profissional.
Dar aos professores condições para preparar seus alunos para tal convívio tecnológico implica, antes de tudo, dar-lhes condição de acesso e manuseio dessa tecnologia. Não basta permitir que o futuro professor fique algumas horas diante de um computador, é preciso dar-lhe oportunidade de participar, por exemplo, do trabalho coletivo de redigir, editar e imprimir um texto didático, especialmente concebido para uma turma de alunos da escola em que estiver realizando sua formação prática.
Por isso tudo, alguma vivência com as novas transcende o também necessário domínio do instrumental que substituiu a máquina de escrever e o mimeógrafo.
O que vale para a criança é também verdade para o professor: são praticamente inúteis os discursos sobre a tecnologia na ausência de qualquer vivência com ela.
Navegando pelo Portal do Professor
Atividade 2.12
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html
A página inicial oferece acesso através de inscrição e senha para o professor passa interagir mais intimamente, como por exemplo, criar aula. Porém, mesmo sem logar o professor terá acesso a diversas ferramentas e serviços disponíveis como: Espaço de aula (com sugestões e criação de aulas, etc.); Jornal do Professor (com notícias atuais sobre educação); Recursos Educacionais oferece recursos multimídias diversas; Cursos e materiais; Interação e Colaboração; Links; Acesso a Plataforma Freire.
O Portal oferece ainda diversos links para o Ministério da Educação e links ara as Instituições Federais de Ensino. Link para o Ministério da Ciência e tecnologia e Instituições vinculadas; Links para a Secretaria de Educação; Link para Domínio Público; para o Banco Internacional de objetos Educacionais; TV escola e Seja um Professor.
O Portal do Professor é fonte de altíssima confiabilidade, visto que tudo que for publica passou pela avaliação de competentes profissionais. O professor ao criar uma aula terá que aguardar pela análise e avaliação, com possíveis sugestões de correção até que seja publicada e poder ser acessada por todos.
Donizete Reis
Atividade 2.11
O Wikcionário é um projeto colaborativo, onde qualquer pessoa pode editar e salvar qualquer definição e não é necessário identificar-se. Tem como objetivo produzir um dicionário poliglota livre, com significados e etimologias.
http://pt.wiktionary.org/wiki/P%C3%A1gina_principal
Donizete Reis
Atividade 2-9
A wikipedia é uma enciclopédia livre na qual qualquer pessoa pode inserir ou alterar seu conteúdo, desde que com seriedade e respeito às normas de conduta e de direitos autorais. É multilíngüe, on-line, livre colaborativa, ou seja, escrita internacionalmente por várias pessoas comuns de diversas regiões do mundo, todas elas voluntárias. Todos podem alterar a Wikipedia, mas os textos são fiscalizados pelos próprios usuários.
Cada página tem uma lista de discussão que pode ser acessada facilmente. Em assuntos polêmicos ou regularmente alterados os administradores podem restringir as alterações a usuários registrados.
É claro que utilizá-la como única fonte num trabalho acadêmico não é recomendável. Alem do mais uma pesquisa feita na internet nunca deve ser baseada em uma só fonte. O interessante é buscar fontes diversas com informações distintas e analisar o que elas diferem entre si e o que têm em comum. No entanto é um excelente ponto de partida para que os alunos iniciem sua pesquisa e comecem a entender o assunto ou tema que irão abordar.
Donizete Reis
Atividade 2-7 O registro digital da experiência.
Recursos digitais em hiperlink:
Pretendemos desenvolver uma atividade envolvendo mídias digitais com acesso através hiperlink. Decidimos por um tema transversal por poder ser ajustado aos diversos anos escolares que nossos alunos se encontram, porém ter como ponto de partida os slides, artigos e imagem apresentados nos links.
1- Título do material: “Sacos plásticos”;
Gênero: slides
Suporte Digital: http://www.blumar.com.br/images/site/sacos_plasticos.pdf;
2- Título do material: Um kg é o que cada brasileiro produz de lixo por dia.
Gênero: Artigo
Suporte Digital: Revista UMA/Ed. 85. Por: Renata Costa...
3-Título do material: Garoto recolhe lixo e monta robô.
Gênero: Texto e imagem
Suporte Digital: http://www.blogbrasil.com.br/garoto-recolhe-lixo-e-monta-um-robo/
Sujeitos a que destina: alunos do Ensino Fundamental, em sua maioria com 6 a 14 anos de idade. Moradores de bairros periféricos da nossa cidade
Estratégias: Por ser um tema transversal e atual sofrerá ajustes quando for apresentado aos alunos respeitando a sua idade e cognição;
Alessandra e Donizete
Atividade 2-6 FORUM: Execução da atividade planejada.
Escolhemos um tema transversal para nossa aula para que pudesse ser trabalhado por nós duas em nosso dia-a-dia, na nossa realidade escolar: O lixo. É um tema atual e que deve ser trabalhado por todos os conteúdos e idades. Dessa forma a dupla pode interagir e apresentar suas propostas, enriquecendo o trabalho na busca estratégias diversas.
Pretendemos destacar através das imagens, fotos e textos (do mundo, Brasil e nossa cidade) a importância de se repensar o modelo de consumo. Para que eles possam perceber, com seus próprios olhos e refletirem sobre suas atitudes e os princípios que regem a vida em comunidade.
Alessandra e Donizete.
Planejamento de atividade com hipertexto ou Internet
atividade 2.6:
Dupla:Alessandra Miranda e Donizete Reis
Aula: Preservação do Meio Ambiente: O lixo
Pretendemos com essa aula trabalhar a noção do que o lixo que produzimos diariamente poderá ser reduzido, reutilizado e reciclado.
Sujeitos a que destina: alunos do Ensino Fundamental, em sua maioria com 6 a 14 anos de idade moradores de bairros periféricos da nossa cidade, bairros de classe média baixa, onde estão situadas as nossas escolas;
Duração: Duas aulas: a primeira no laboratório de informática/Internet e a segunda na sala de aula regular;
Recursos tecnológicos utilizados: Textos, imagens, slides disponíveis em:
1- “Sacos plásticos./ http://www.blumar.com.br/images/site/sacos_plasticos.pdf
2- “Um kg é o que cada brasileiro produz de lixo por dia.”/ Revista UMA/Ed. 85. Por: Renata Costa...
3- “Garoto recolhe lixo e monta robô”. /www.blogbrasil.com.br/garoto-recolhe-lixo-e-monta-um-robo/
Justificativa - Pretendemos destacar através das imagens, fotos e textos (do mundo, Brasil e nossa cidade) a importância de se repensar o modelo de consumo. Trabalhar a noção de “pertencimento, ética e cidadania”. Levar os alunos a perceberem que se faz necessária uma mudança de mentalidade e de atitudes. O quanto e como o lixo vem sendo produzido e destinado, (especificamente em nossa cidade e nos bairros onde eles estão inseridos). Objetivando sensibilizá-los para que possam pensar em si mesmos, como membros de uma coletividade, parte integrante de um todo. Que eles possam perceber, com seus próprios olhos e refletirem sobre suas atitudes e os princípios que regem a vida em comunidade. Destacando também, os diferentes papéis que cabem aos cidadãos, ao poder público e às empresas. Esse sentimento de pertencimento levará a uma visão de participação, onde cada um consiga trazer para o seu dia-a-dia, nos lugares em que vivem e transitam (bairros periféricos, bairros centrais, viagens e rodovias, etc.) uma postura ética diante da existência.
Desenvolvimento da aula/ Passos:
1) Apresentar links no laboratório da escola e discutir as imagens;
2) Desenvolvimento de atividade escrita: Alunos irão anotar no papel tudo o que é transformado em lixo no seu dia-a-dia. Refletir sua a destinação do lixo produzido por sua família;
3) Refletir sobre a reciclagem do lixo e a sua reutilização;
Avaliação:
Produção de texto dissertativo: Tema: Meu espaço e meu lixo
Alessandra Miranda e Donizete Reis 15/0810
Criar um portifólio de em hipertexto
A atividade 2.5 requer que criemos um blog:
Portifólio
Este blog tem como obejtivo armazenar minhas atividade desenvolvidas durante o curso: Tecnologias na Educação- Ensinando e Aprendendo com as Tecnologias da Informação e Comunicação-TIC, 100 horas.
atividade2.3- O que é linkar?
Hipertexto é um termo gerado no computador em formato digital,ex.:imagens,sons,textos com infinitas possibilidades de associações,através de links.
Navegar pelos sites seguindo as orientações das atividade que foram propostas percorrendo os links que surgiram a cada clique dado, é interessante e empolgante. A leitura dos links possibilita ainda mais o conhecimento do assunto que está sendo pesquisado. O trabalho com hipertexto é muito enriquecedor para o aprendizado e também é muito instigante, nos leva a querer saber mais e mais. E para que isso aconteça é necessário que o internauta leia, e essa leitura é que vai levando a uma descoberta, que gera outras descobertas. Internet é mágico e apaixonante.
Donizete Pereira dos Reis
atividade2.1-Experiência de navegar livremente:
Donizete/ Beth Reis
Atividade:2.2 - Fórum/ Navegação em Hipertextos:
O hipertexto é também conhecido como link e ocorre quando no corpo do texto principal aparece em destaque uma palavra ou um termo no qual ao clicarmos nos remete, melhor dizendo nos interconecta a diversos conjuntos de informações. Oferece, dessa forma, acesso a um conjunto de informações que poderão enriquecer nosso estudo. São inúmeras as vantagens do link e entre elas está a de oferecer ligações, em uma organização não-linear de textos, ou seja, informações constituídas por “nós” ou uma rede de “nós”. A desvantagem do link está justamente no grande volume de informações de uma grande bases de dados que são oferecidos, o que desviar a pesquisa do seu objeto direto.
Donizete/ Beth Reis
Olá Sérgio
Podemos perceber, em nosso meio social, familiar, profissional etc. que os recursos de pesquisa na NET já deixaram de ser novidade, porém, em meus estudos, pude concluir que tais pesquisas vem sendo muito simples e superficiais e uma pesquisa mais aprofundada requer a utilização dos diversos recursos oferecidos pelas máquinas de buscas. A máquina Google: a mais conhecida e mais utilizada atualmente oferece dicas como a de usar a tecla “enter” para agilizar a busca; faz a leitura de todas as palavras e termos como minúscula e sem acento e também não reconhece os radicais das palavras. Oferece uma variedade s links que nos transportam a diversos sites. Devemos, então, tomar cuidado com a confiabilidade dessas informações. O que você sugere para isso?
Abraços,
Donizete/ Beth Reis
Resultado e análise
História: trabalhou-se a questão do negro e do racismo no Brasil;
Geografia: estudou os fatores políticos e econômicos que traçam os caminhos da desigualdade no Brasil;
Recursos tecnológicos e midiáticos: para colocar em prática todas essas atividades alunos e professores utilizaram no projeto: jornais, revistas, livros, Internet, vídeo, TV, DVD, filme, data show, filmadora, microfone, retro projetor e câmera digital. Para culminância do projeto, foi gravado um DVD com depoimentos de alguns alunos sobre as práticas de bullying, sobre o projeto realizado na escola, sobre as inquietações diante do tema e seus planos para o futuro.
Resultados imediatos: as atitudes pró-ativas que surgiram e a iniciação de muitos na inclusão digital. Os alunos entenderem o fenômeno do bullying como ação negativa e foram motivados e incentivados mudar a situação das vítimas e dos agressores. Outro fator positivo no projeto foi a inclusão digital dos alunos e a busca por uma situação melhor de vida.
Fonte: Projeto “Lições de cidadania e direitos humanos: escola sem bullying”.
Donizete/ Beth Reis
Pesquisa: Experiências desenvolvidas com projetos
Responsáveis: Os responsáveis pelo projeto são os professores Jailson Silva (professor de Matemática) e Simone Marques Martins (professora de Língua Inglesa), mas eles contaram também com a colaboração dos professores de Filosofia, de Geografia e com o apoio da equipe gestora da escola, criando desde modo um projeto interdisciplinar;
Escola: Escola Estadual Prof. Walfredo Arantes Caldas, na Vila Penteado, na zona norte da capital de S.Paulo;
Iniciativa: projeto surgiu a partir da observação dos professores sobre o comportamento dos alunos no ambiente escolar, como por exemplo, apelidos, agressões moral, física e verbal, além de brincadeirinhas de mau gosto. A partir desta constatação, viram a necessidade e a urgência de criar um projeto que viesse reduzir esses problemas na escola. O projeto depois de elaborado e aprovado recebeu verba para custeá-lo;
Estratégias: a apresentação de seminários sobre os temas racismo, pluralidade cultura, orientação sexual, entre outros, que suscitaram reflexões e debates acalorados; até a criação e interação em comunidade virtual no site orkut para trocas de experiências e depoimentos relacionados às práticas de bullying; a montagem de mural para expor as pesquisas e descobertas com o intuito de sensibilizar todo o alunado e a comunidade escolar em relação aos temas estudados;
Duração: O projeto teve a duração de vinte semanas, durante o ano letivo de 2006 e teve ampla divulgação na imprensa: revista, jornal Diário Oficial Estado de S. Paulo, Portal do governo Estado de S. Paulo, Portal do Servidor Público, entrevista na TV (SBT) e vários outros sites;
Fonte: Projeto “Lições de cidadania e direitos humanos: escola sem bullying”.
Donizete/ Beth Reis
Vídeo: O uso dos recursos tecnológicos na prática pedagógica:
O vídeo mostra, através das imagens, que existe nos alunos uma motivação intrínseca pela busca do conhecimento. De forma clara e prática os alunos utilizam os recursos tecnológicos e fazem um uso significativo. A sua curiosidade natural na utilização das tecnologias sendo direcionadas de forma apropriada na construção da aprendizagem.
Donizete/Beth Reis
Fichamento de Conteúdo
*O Documentário: Quatro por Quatro - João Cabral de melo Neto;É um episódio da série “mestres da Literatura”.
*O programa baseia-se em depoimentos do próprio João Cabral, que fala de suas origens no engenho de açúcar em São Lourenço da mata (PE) até 7 anos de idade. Depois dessa idade foi para Recife estudar em escola católica. Como ele mesmo coloca, acabou construindo sua obra neste contexto. Dizia que gostava muito de ler, mas a literatura oferece pelos padres eram horrorosas. Gostava de ler Carlos Drumonnd de Andrade.
Pretendia ser crítico literário, mas começou escrevendo poesia. Suas poesias foram escritas de maneira diferente, sem os mecanismos prontos para tal, e assim acabou criando seu mundo próprio e paralelo. Usava palavras concretas, que dirigissem aos sentidos como: maçã, manga, cadeira, são mais significativas que as palavras abstratas.Sua filha Inez Cabral, em depoimento diz que o pai gostava mesmo era de ler. E o amigo Ferreira Goulart (poeta) diz que suas poesias são de alto nível literário e nas suas obras: Morte e Vida Severina; Rio Capibaribe: Uma faca só lâmina, ele onde apresentou uma literatura quase bárbara e primitiva, enfim diferenciada;
*Ficha Técnica:
*Roteiro e Direção: Luís Fernando Ramos;
*Produção Executiva: Malu Viana Batista;
*Coordenação e Produção: Claros Ramos;
Equipe TV Escola:
*Ministério da Educação;
*Departamento de Produção e Capacitação em Programas de Educação a
Distância;
*Coordenação-Geral de Produção de Programas em Radiodifusão
*Produção TV Escola (Alexandre Fischgold e Érico Monnerat);
Donizete/Beth Reis
Tecnologias existentes na escola
Dois aparelhos de DVD com TV que são bastante utilizados pelos professores, sendo até disputados por eles;
Um retro projetor usado somente em eventos para maior número de alunos (anda um pouco defasado);
Um aparelho data show que também é utilizado em ocasiões de eventos maiores e não em sala de aula;
Uma máquina xérox exageradamente utilizada por todos;
Uma máquina fotográfica para registrar os eventos e postar no blog da escola;
Outros: Caixa som; microfone; 4 aparelhos de CD-player (música);
Refletindo sobre a Identidade do Professor
Eu vejo então a importância da figura do professor multiplicador que deverá oferecer aos demais uma vivência de aprendizagem onde juntos possam assumir uma postura de aprendiz e ensinante. O multiplicador irá propiciar e regular as situações de aprendizagem desses diante do uso das tecnologias e o seu uso pedagógico. Através de trabalhos colaborativos, compartilhados, coletivos, de projetos e outros, todos os envolvidos poderão refletir de várias maneiras sobre a prática, compartilhando experiências, buscando leituras reflexivas, que envolvam a construção do conhecimento.
Donizete/Beth Reis
Educação e Tecnologia:
Sérgio Guilherme, Alessandra e demais companheiros,
Vivemos numa sociedade globalizada e nossa inclusão digital está se dando agora. Essas novas tecnologias com todas as suas possibilidades nos encantam e ao mesmo tempo exigem muita determinação e disciplina de nossa parte. É fundamental nossa perseverança neste momento.
Abraços
Donizete Reis












