RSS

Pesquisa: Experiências desenvolvidas com projetos

Pesquisa e escolha do projeto: “Lições de cidadania e direitos humanos: escola sem bullying”;
Responsáveis: Os responsáveis pelo projeto são os professores Jailson Silva (professor de Matemática) e Simone Marques Martins (professora de Língua Inglesa), mas eles contaram também com a colaboração dos professores de Filosofia, de Geografia e com o apoio da equipe gestora da escola, criando desde modo um projeto interdisciplinar;
Escola: Escola Estadual Prof. Walfredo Arantes Caldas, na Vila Penteado, na zona norte da capital de S.Paulo;
Iniciativa: projeto surgiu a partir da observação dos professores sobre o comportamento dos alunos no ambiente escolar, como por exemplo, apelidos, agressões moral, física e verbal, além de brincadeirinhas de mau gosto. A partir desta constatação, viram a necessidade e a urgência de criar um projeto que viesse reduzir esses problemas na escola. O projeto depois de elaborado e aprovado recebeu verba para custeá-lo;
Envolvidos: O projeto foi direcionado a toda a comunidade escolar, mas teve a participação ativa e efetiva dos alunos do 1º ano do Ensino Médio;
Estratégias: a apresentação de seminários sobre os temas racismo, pluralidade cultura, orientação sexual, entre outros, que suscitaram reflexões e debates acalorados; até a criação e interação em comunidade virtual no site orkut para trocas de experiências e depoimentos relacionados às práticas de bullying; a montagem de mural para expor as pesquisas e descobertas com o intuito de sensibilizar todo o alunado e a comunidade escolar em relação aos temas estudados;
Duração: O projeto teve a duração de vinte semanas, durante o ano letivo de 2006 e teve ampla divulgação na imprensa: revista, jornal Diário Oficial Estado de S. Paulo, Portal do governo Estado de S. Paulo, Portal do Servidor Público, entrevista na TV (SBT) e vários outros sites;
Fonte: Projeto “Lições de cidadania e direitos humanos: escola sem bullying”.

Donizete/ Beth Reis

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário