Atividade 4.1
São dois os desafios para o professor no momento atual: o primeiro é adquirir conhecimento do uso da tecnologia, mais especificamente computador e Internet; e o segundo é conseguir unir seu conhecimento pedagógico às novas tecnologias. O como usar pedagogicamente as mídias e integrar tecnologias e conhecimentos para produzir novas aprendizagens. Esses dois desafios são grandes e se tornaram as também as barreiras que vem dificultando o uso das mídias no processo educativo. Mas além desses há, sem duvidas, a responsabilidade de cada autoridade e órgãos envolvidos com a educação em oferecer as ferramentas para o professor ter sua formação necessária e também ter tais recursos disponíveis na escola.
O uso das mídias na aprendizagem escolar se faz urgente e vem enriquecer a prática pedagógica, porém saber fazer o uso adequado de cada uma exige conhecer muito bem o recurso tecnológico disponível. Para isso, os programas de formação devem promover o aprendizado ao educador. Tanto a formação inicial quanto formação continuada deve oferecer oportunidades. Só o conhecimento do uso das mídias vai levar o educador a uma crítica fundamentada sobre a sua adequação no processo educativo, consequentemente contribuindo no ensino-aprendizagem.
O professor deve considerar aspectos como planejamento da aprendizagem, adequação da mídia, elaboração de materiais didáticos, avaliação da aprendizagem e etc., pois caso contrário seu trabalho ficará comprometido.
Sabemos que ainda há professores que resistem a fazer o uso da tecnologia como ferramenta educacional. No atual momento ele precisa repensar a sua prática pedagógica e reconstruí-la. Aprender as especificidades das mídias, analisar suas potencialidades, compreender essa nova prática pedagógica é uma forma de conceber a educação que envolve o aluno, professor, as tecnologias disponíveis, a escola e seu entorno e todas as interações que se estabelecem nesse ambiente de aprendizagem. Torna-se também fundamental, por parte dos órgãos de ensino, propiciar ao educador uma formação continuada, de forma que ele possa identificar e analisar problemáticas envolvidas em sua atuação, no momento atual. No momento em que essas barreiras forem quebradas e o professor levar o pedagógico para dentro das máquinas a educação sairá vencedora.
Como o poema de Drummond “De mãos dadas” sugere, no compartilhamento de experiências entre os professores e entre estes e os alunos também haverá grande aprendizagem docente.
Abraços,
Donizete Pereira dos Reis
São dois os desafios para o professor no momento atual: o primeiro é adquirir conhecimento do uso da tecnologia, mais especificamente computador e Internet; e o segundo é conseguir unir seu conhecimento pedagógico às novas tecnologias. O como usar pedagogicamente as mídias e integrar tecnologias e conhecimentos para produzir novas aprendizagens. Esses dois desafios são grandes e se tornaram as também as barreiras que vem dificultando o uso das mídias no processo educativo. Mas além desses há, sem duvidas, a responsabilidade de cada autoridade e órgãos envolvidos com a educação em oferecer as ferramentas para o professor ter sua formação necessária e também ter tais recursos disponíveis na escola.
O uso das mídias na aprendizagem escolar se faz urgente e vem enriquecer a prática pedagógica, porém saber fazer o uso adequado de cada uma exige conhecer muito bem o recurso tecnológico disponível. Para isso, os programas de formação devem promover o aprendizado ao educador. Tanto a formação inicial quanto formação continuada deve oferecer oportunidades. Só o conhecimento do uso das mídias vai levar o educador a uma crítica fundamentada sobre a sua adequação no processo educativo, consequentemente contribuindo no ensino-aprendizagem.
O professor deve considerar aspectos como planejamento da aprendizagem, adequação da mídia, elaboração de materiais didáticos, avaliação da aprendizagem e etc., pois caso contrário seu trabalho ficará comprometido.
Sabemos que ainda há professores que resistem a fazer o uso da tecnologia como ferramenta educacional. No atual momento ele precisa repensar a sua prática pedagógica e reconstruí-la. Aprender as especificidades das mídias, analisar suas potencialidades, compreender essa nova prática pedagógica é uma forma de conceber a educação que envolve o aluno, professor, as tecnologias disponíveis, a escola e seu entorno e todas as interações que se estabelecem nesse ambiente de aprendizagem. Torna-se também fundamental, por parte dos órgãos de ensino, propiciar ao educador uma formação continuada, de forma que ele possa identificar e analisar problemáticas envolvidas em sua atuação, no momento atual. No momento em que essas barreiras forem quebradas e o professor levar o pedagógico para dentro das máquinas a educação sairá vencedora.
Como o poema de Drummond “De mãos dadas” sugere, no compartilhamento de experiências entre os professores e entre estes e os alunos também haverá grande aprendizagem docente.
Abraços,
Donizete Pereira dos Reis








0 comentários:
Postar um comentário