Atividade 3.6
Observando o comportamento dos alunos no desenvolvimento desta aula percebe-se o que acontece normalmente quando há necessidade de grupos de estudos (alunos do 8º e 9º anos do E. Fundamental), ou seja, formação dos grupos de trabalho se dá entre os colegas mais próximos e outros que tentam se aproximar de colegas mais espertos. Os alunos mais habilidosos em operacionalizar o computador e Internet partem logo para a ação, ou seja, a pesquisa. Quando surgem dúvidas perguntam imediatamente para os colegas. Como cada grupo recebeu uma pesquisa diferente acabam se envolvendo na sua busca e seguem na realização. Dúvidas de como organizar o trabalho surgem a todo o momento e como orientadora procuro apontar rumos para que ocorra um aprendizado de fato. Os alunos têm dificuldades em analisar, sintetizar o material pesquisado para a apresentação. Tenho que intervir a todo o momento organizando-os na busca e armazenamento do material pertinente, antes de organizem a conclusão e a apresentação.
Na segunda aula, os grupos se formam e elaboram com os recursos de computador as devidas apresentações. Utilizando também recursos de som, imagem e movimentos oferecidos pela Internet com o objetivo de enriquecer a apresentação. Percebo que nesse momento a troca de conhecimento entre todos os grupos é imensa. Alguns alunos dominam recursos que outros não dominavam e há uma intensa troca de conhecimento em manipular os recursos oferecidos pelas novas tecnologias. A apresentação dos trabalhos em grupo causou grande impacto e acredito que os alunos conseguiram construir seu conhecimento do assunto exigido.
A terceira aula aconteceu de forma mais informal, pois os grupos de alunos iniciaram a preparação para a coreografia da dança que será apresentada num momento oportuno.
A quarta aula foi o momento da avaliação, ou seja, os alunos desenvolveram um texto dissertativo, individualmente. Usando o editor de texto, eles deveriam reconhecer que o samba nasceu e cresceu no Brasil como uma forma de sobrevivência encontrada para enfrentar a discriminação racial que sofriam naquele momento.
Para a realização da atividade foi utilizado o laboratório da escola, este já apresenta algumas máquinas defeituosas e apenas 80% delas em bom funcionamento. A impressora não pode ser usada por estar com problemas. Os fones de ouvidos tiveram que ser pegos na sala da diretora que havia recolhido para disponibilizá-los nos momentos mais oportunos, visto que muitos alunos se interessam apenas por ouvir música quando fazem o uso do laboratório de informática.
Com este trabalho foi oferecida ao aluno a oportunidade de utilizar as novas tecnologias, usando-as (os equipamentos e ferramentas adequadas) para a realização das tarefas (elaboração de suas produções), e a obtenção de imagens digitais como um recurso enriquecedor das informações, aprendendo a respeitar os direitos autorais envolvidos.
Os alunos tiveram também a chance de desenvolver sua capacidade de análise, síntese e conclusão, e consequentemente a capacidade criadora; demonstrar iniciativa; a busca e a coleta de informações em ambiente virtual. E por fim desenvolver sua sensibilidade ante as questões sociais.
Espero que tenha contribuído com os colegas, pois acredito que seja mais ou menos dessa forma que as mídias devam ser utilizadas nas escola.
Donizete Reis
Execução de atividade Planejada
Postado por
Donizete Pereira dos Reis
|
Assinar:
Postar comentários (Atom)








0 comentários:
Postar um comentário