RSS

Projetos: Elaboração de um texto descritivo

Atividade 4.3

No ano passado, em minha escola, nós tivemos a oportunidade de trabalhar um projeto sobre trânsito e acho que a garotada (6º ao 9º ano) gostou, o que não senti em outras experiências que tive. Cada professor ficou voltado para sua área e ao final houve a “culminância” quando foi usado o data-show, como recurso tecnológico para apresentar entrevistas com autoridades sobre a “lei seca”. Momento que os alunos, também, apresentaram para toda a escola, os cartazes que criaram sobre a de prevenção a acidentes.
A informática facilitou nosso trabalho, pois foi onde tiramos informações nos sites específico e muitas imagens enriqueceram nosso trabalho.
Os professores de Inglês e Português apresentaram jornais, revistas e livros que tratavam do assunto. As regras para carros, motos, bicicletas e pedestres. Professores de ciências trabalharam o alcoolismo, o sono e os conseqüentes acidentes. Nos professores de História trabalhamos a evolução dos meios de transportes e das estradas no Brasil; Os professores de geografia trabalharam a malha rodoviária e os fatores políticos e econômicos brasileiros.
Achei proveitoso, pois ao final os alunos já sabiam identificar os problemas que vemos hoje-em-dia e apresentar soluções: a irresponsabilidade de alguns motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres; discutiu-se o desrespeito á “lei seca”; contaram suas experiências como pedestres e a dificuldade de atravessar as ruas no momento de pico (rush) e como eles mesmos colocaram “pequenos acidentes e esbarrões” que a maioria já vivenciou. Apresentaram soluções (apesar de fantasiosas) para o imenso número de carros que são lançados diariamente em nossas estradas e ruas.
Donizete Reis

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário