RSS

Criar uma aula no Portal do Professor

Atividade 3.9

Olá comanheiros,

Fiz minha inscrição no Portal do Professor, criei uma aula e postei lá. Dêem uma olhadinha no link abaixo, ou entrem lá e pesquisem meu nome:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/aulas.html


Título: Eu, meu espaço e meu lixo

Dados da Aula:
O que o aluno poderá aprender com esta aulaa:

Objetivos do trabalho: espero que os alunos se sensibilizem e pensem em si mesmos, como parte integrante de uma coletividade, de um todo. Esse sentimento de pertencimento levará a uma visão de participação, onde os cidadãos consigam trazer para o seu dia-a-dia, nos lugares em que vivem e transitam (bairros periféricos, bairros centrais, viagens e estradas, etc.) atitudes e princípios mais apropriados à vida em comunidade. Frisando também, os diferentes papéis que cabem aos cidadãos, ao poder público e às empresas, quanto o a produção e destinação do lixo.
Duração das atividades: quatro aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
Os alunos deverão observar as ruas onde residem, o caminho para a escola, os bairro da cidade e constatar que se faz necessária uma mudança de mentalidade e de atitudes dos cidadãos, mais especificamente dos moradores dos bairros onde eles estão inseridos, onde o lixo jogado indevidamente.
Estratégias e recursos da aula:
1ª aula - Apresentação de 4 slides e 3 fotos. 1- ”A vida retribui e transfere” - (tamanho 2.361k) / Slide propõe a conscientização da participação da parte no todo: de não se ver separado do outro, da comunidade e do Universo./ Justificativa: pretendo, com as imagens e a música, sensibilizar os alunos e levá-los a se sentirem em unidade com o universo. FONTE: http://www.slideshare.net/lfrichter/a-vida-retribui-e-transfere-giani. 2- “Imagens do Universo pelo Hubble (cosmos VII)” - (tamanho700K) / Slide mostra imagens do Universo, capturadas pelo telescópio Hubble, no espaço sideral: a beleza das galáxias, nebulosas, etc./ Justificativa: levá-los a perceberem a beleza de toda a grandeza que nos envolve. FONTE:http://www.slideshare.net/gjmoretti/imagens-do-universo-pelo-hubble-cosmos-vii. 3- “Fotos Planeta Terra” - (tamanho879K) / Imagens do planeta terra, submerso na obscuridade do Universo, tiradas por um satélite em órbita. Destaque para a visualização perfeita das Plataformas Continentais. / Justificativa: levá-los a perceberem a beleza do planeta Terra. Fonte: http://coizaradas.blogspot.com/2008/09/planeta-terra.html. 4- “Sacos plásticos” - (tamaho 3. 361K)/ Informações e imagens fornecidas pela Agência de Proteção Ambiental dos EUA. Destacando a destinação dos saquinhos plásticos que ganhamos nas lojas: mares, bueiros, encanamentos, rios, etc./ Justificativa: que os alunos percebam a urgência de uma participação mais efetiva na conservação, preservação, etc., dos ambientes. FONTE: http://www.blumar.com.br/images/site/sacos_plasticos.pdf Fotos de nossa cidade: (total 3) Foto 1-“Lixo debaixo da Ponte do Bairro Santana” (Muriáe/MG)/ imagem demonstra como o lixo “não recolhido para destinação devida” contribui para as enchentes./ Justificativa: Como o lixo não recolhido vem contribuindo para a ocorrência das enchentes em nossa cidade e as conseqüências delas para todos os muriaeenses. Fonte: (Foto: Fernanda) / http://www.portalclick.com.br/portalclick/2008/12/17/enchente-em-muriae Fotos 2 e 3 – Lixo e mato nas ruas dos distritos e bairros de Muriaé/MG/ imagens demonstram lixo e sujeira jogados nas ruas e praças de nosso município. / Justificativa: As imagens mostram a sujeira e o descaso com a limpeza de nosso município. Fazem refletir sobre a responsabilidade dos cidadãos. Fonte: http://www.portalclick.com.br/portalclick/2009/05/08/lixo-e-mato-nas-ruas-tiram-o-sossego-de-belisarenses/
Os 4 slides e as fotos serão vistos por todos os alunos da turma na sala de informática ou na sala de vídeo. Em seguida a turma será dividida em 4 grupos. (Grupo “a” ficará com o slide 1); (Grupo “b” ficará com o slide 2); (Grupo “c”ficará com o slide 3); (grupo “d” ficará com o slide 4). Os alunos de cada grupo comentarão entre si quais “passagens” que mais os impressionaram/sensibilizaram/marcaram (algo que possam destacar de interessante no slide); comentarão também as fotos. Após terminarem, esses grupos serão desfeitos e novos grupos serão formados de forma que ficarão juntos os alunos que comentaram os slides 1,2,3,4 e possam passar para os colegas, o que mais os impressionou/sensibilizou e ao grupo que havia participado.
2ª aula – Trabalhar o texto: “1 kg é o que cada brasileiro produz de lixo por dia”
1 kg é o que cada brasileiro produz de lixo por dia: Os aterros não deveriam ser o destino de mais da metade do lixo do Brasil. Chegar a esta conclusão é bastante simples. Do total do lixo produzido no país, 50% é orgânico e poderia ser reaproveitado conscientemente. Esse, quando bem separado dos demais e sem nenhum contaminante, pode virar composto orgânico e servir como um excelente adubo para vasos e canteiros. Mas, ao contrário, o que se vê são as montanhas de lixo que atraem ratos, baratas, moscas, mosquitos e urubus. O chorume, nome dado ao resíduo líquido produzido na decomposição de matéria orgânica, contamina o solo e as águas subterrâneas. Além disso, o gás metano, liberado pelo lixo dos aterros sanitários é um dos causadores do efeito estufa quando entra em contato com o oxigênio. Se fosse devidamente capturado poderia ser usado como fonte de energia alternativa. Curitiba (“Capital do Paraná/Brasil”) foi a primeira a implementar a coleta seletiva. Algumas outras cidades adotaram a prática. A maioria, no entanto, ainda tem iniciativas pontuais. “O importante é as pessoas ficarem conscientes da quantidade do lixo que produzem: em torno de 1 kg por dia. Dessa maneira é mais fácil entender a urgência de cada um fazer sua parte”, explica Vera Chevalier, diretora da Recicloteca – centro de informações sobre resíduos e meio ambiente. 2% do lixo do Brasil (doméstico, industrial ou da coleta pública da cidade) é reciclado. Na Europa e nos Estados Unidos, a porcentagem cresce para 40%. Do lixo doméstico, 88% vai direto para o aterro sanitário, sem qualquer tratamento. Você sabia? - Canetas esferográficas estão se tornando um problema para o lixo. Prefira modelos recarregáveis. - O plástico é a maior causa de morte nos oceanos, pois os animais o confundem com alimento. Apenas 2% do lixo do Brasil é reciclado. Na Europa e nos Estados Unidos, a porcentagem cresce para 40%. Recicle suas idéias, a natureza agradece! Fonte: Revista UMA/Ed. 85. Por: Renata Costa...
Atividades: Fazer leitura do texto, analisar as conseqüências das relações que vêm sendo estabelecidas com os moradores em seus bairros, na nossa cidade. Isso inclui Fazê-los conhecer os diversos materiais que podem ser reaproveitados para outras finalidades. Questionar sobre os diferentes papéis que cabem aos indivíduos, ao poder público e às empresas. Discutir as possíveis destinações do lixo e a redução do consumo, fazendo-os tomar conhecimento e praticarem os famosos três erres (reduzir, reutilizar e reciclar): • Pilha e baterias de celular; • Alumínio; • Embalagens de isopor; • Papel e o reaproveitamento; • Canetas esferográficas; • Plástico; • Metal; • Vidro; • Copos descartáveis; • Lixo orgânico; • Óleo de cozinha.
Atividade para casa: Em grupos (diversificados/ e a contento deles), os alunos irão trazer para a escola, fotos dos lugares sujos das proximidades de onde moram. (fotos tiradas com seus celulares e máquinas fotográficas – devendo passá-las para um computador ou CD). Trazê-las ou enviá-las para a escola. (continuidade na 3ª aula).
3ª aula - 1º momento: Exibição das fotos na sala de computador e questionar como e onde foram obtidas, etc.; 2º momento: Discutir com os alunos a proposta de um trabalho de divulgação e conscientização. Levando os alunos a editar uma cartilha de esclarecimento à comunidade sobre a questão do tratamento do lixo. Com as dicas do que pode ser reduzido, reutilizado e reciclado; a separação do lixo doméstico e implantação da coleta seletiva, nas casas; apresentar cartilha para o presidente da Associação do bairro (cada um em seu bairro) e discutir possível parceria na divulgação; ·. Algumas dicas: * A importância de se jogar o lixo na lixeira, respeitando o horário do caminhão fazer o recolhimento, traçando um paralelo entre esta atitude e à saúde de todos, principalmente crianças e idosos, não raro expostos a inúmeras doenças. *Conservação dos terrenos baldios: limpeza; destinação dos entulhos; fogo; Segurança; *Coleta e comercialização do lixo reciclável (já existentes: óleo cozinha, papel); *O poder público e os cidadãos devem se mobilizar para controlar e fiscalizar o destino desses materiais; *Perceber o que podem fazer para melhorar ou piorar o seu espaço. *Substituir os sacos plásticos dos supermercados por sacolas individuais e não descartáveis; *Outros.
Avaliação
Quarta Aula: Avaliação Dissertativa: "Eu, meu espaço e meu lixo" . Com essa produção pretendo avaliar a capacidade de análise de cada aluno individualmente: de abstração, de formulação de idéias a respeito de sua cidadania e o controle de si mesmo. Da consciência do já é capaz de fazer e em que deve melhorar.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário