Projetos em sala de aula envolvendo uso de tecnologia
Atividade 4.5
Projeto: Construindo a Paz
1. Definição e caracterização do problema: A violência das ruas atravessou os portões de escolas públicas e fez com que situações vividas até então apenas por policiais, passassem a fazer parte do dia-a-dia do ambiente escolar. Ameaçados e acuados pelos alunos, muitos professores não sabem como agir em situações de risco quando elas envolvem menores, amparados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
2. Objetivo principal: Desenvolver e fortalecer uma cultura de paz por intermédio da escola. (Ensino Fundamental).
3. Objetivos específicos:
* tornar a educação para a não-violência uma das prioridades da escola;
* tornar profissionais das escolas e pais para trabalharem os valores de não-violência junto às crianças, adolescentes e jovens;
* oportunizar que crianças, adolescentes e jovens sejam protagonistas no processo de fortalecimento de uma cultura de paz.
*resgatar valores e conceitos que andam perdidos
*conscientizar os alunos da valorização do professor que é tão importante na sua formação;
*garantir que o aluno se perceba como dependente e agente transformador do meio social, contribuindo ativamente para a sua melhoria;
*capacitar o aluno a desenvolver hábitos saudáveis, agindo com responsabilidade em relação à sua saúde.
5. Plano de ações:
Plano de Realização: A coordenação do projeto será de responsabilidade da supervisora e da orientadora da escola (equipe pedagógica) que deverão articular os momentos e espaços que serão de uso coletivo ou específico de cada área de conhecimento. Buscar articular os possíveis reajustes que poderão acontecer ao longo da realização do projeto.
Ação -1
Primeira semana:
Os professores de Português e História apresentarão em quatro dias os filmes
que serão discutidos na sexta-feira por estes dois professores (a idéia central de cada filme e etc.). Os espaços para a exibição dos filmes devem ser articulados com o número de alunos e os recursos disponíveis na escola; a exibição envolverá todos os professores e alunos:
1º-Invictus: Mandela levou o campeonato mundial de rúgbi de 1995 para a África do Sul, utilizando a equipe do país para unir os sul-africanos e amenizar as tensões raciais entre negros e brancos.
2-Um amor para recordar: Em plenos anos 90, Landon Carter (Shane West) é punido por ter feito uma brincadeira de mau gosto em sua escola. Como punição ele é encarregado de participar de uma peça teatral, que está sendo montada na escola. É quando ele conhece Jamie Sullivan (Mandy Moore), uma jovem estudante de uma escola pobre. Com o tempo Landon acaba se apaixonando por Jamie que, por razões pessoais, faz de tudo para escapar de seu assédio.
3-Uma lição de Amor: Sam Dawson (Sean Penn) é um homem com deficiência mental que cria sua filha Lucy (Dakota Fanning) com uma grande ajuda de seus amigos. Porém, assim que faz sete anos Lucy começa a ultrapassar intelectualmente seu pai, e esta situação chama a atenção de uma assistente social que quer Lucy internada em um orfanato. A partir de então Sam enfrenta um caso virtualmente impossível de ser vencido por ele, contando para isso com a ajuda da advogada Rita Harrison (Michelle Pfeiffer), que aceita o caso como um desafio com seus colegas de profissão.
4-A Excêntrica família de Antonia: o filme conta a história de uma encantadora geração de mulheres comandada por Antônia. A saga familiar atravessa três gerações, falando de força, de beleza e de escolhas que desafiam o tempo.
Sexta-feira, em sala de aula, será o momento em que os professores de Português e (ou) História discutirão o filme e desenvolverão atividades sobre o tem.
Ação – 2
Segunda semana:
Cada professor irá trabalhar textos pré-selecionados envolvendo seu conteúdo e o tema previsto no projeto. (O professor terá liberdade para escolher, nesta semana, em quantas aulas pretende desenvolver seu trabalho.).
Português: com jornais atuais: discutir a violência, a mudança de valores na sociedade; a falta da família; drogas e o sofrimento; etc.;
Ciências: os jogos violentos/ televisão e a violência: as consequências;
Matemática: A fome no mundo em números;
História: A resolução pacífica dos conflitos: Nelson Mandela/ Mahatma Gandhi/ Martin Luther King/ Madre Tereza Calcutá;
Inglês: apresentar a vida e obra de John Lennon com destaque para a canção “Imagine” e sua tradução;
Geografia: A carta do cacique Seattle, em 1885; o neocolonialismo e a globalização;
Ação - 3
Terceira semana: Uma palestra com o tema “doação de sangue” – Um gesto de solidariedade para reabilitar vidas.
Ação – 4
Quarta semana:
Sob a supervisão dos professores de Arte, Educação Física e Português e História, um grupo de alunos apresentará, no palco central da escola, a biografia e obras de compositores brasileiros com destaque para uma canção envolvendo o tema: Construção da Paz. Canção que será coreografada pelos alunos “dançarinos” da escola; (previsão para organização e ensaio é de duas semanas anteriores ao evento);
Canções e compositores:
*A paz (Gilberto Gil e João Donato);
*O sol (Jota Quest/ Antônio Júlio Nastácia);
*Tente outra vez (Raul Seixas / Marcelo Motta / Paulo Coelho);
*Mutirão de Amor (Jorge Aragão);
*Pro dia nascer feliz (Frejat e Cazuza);
*Epitáfio/ /Enquanto houver sol / (Titãs e Sergio Brito);
*É preciso saber viver (Roberto e Erasmo);
*Depende de nós/brincar de viver (Guilherme Arantes);
*Retrovisor (Fagner/ Fausto Nilo);
*Coração de estudante (Milton Nascimento/Wagner Tiso);
Ação - 5
Quinta-semana:
Oficinas acontecerão nas salas de aulas sob a orientação dos respectivos professores, respeitando o calendário escolar e a aula prevista para o dia (o professor do primeiro horário seguirá até o último com a mesma turma): três aulas para a confecção e duas aulas para a exposição e visitação de todos, incluindo a comunidade.
Ciências: Confecção e cartazes e mural com o tema específico: Como o álcool e o fumo agridem o organismo/cuidados para manter a saúde;
Geografia: Copiar, refletir, expor e distribuir as Orações pela Paz Mundial, das Nações Unidas, 1986: Oração Hindu pela Paz; Oração Budista pela Paz; Oração Jainista pela Paz; Oração Maometana pela Paz; Oração Sikh pela Paz; Oração Bahai’ pela Paz; Oração Shintoísta pela Paz; Oração dos Nativos Africanos pela Paz; Oração dos Nativos Americanos pela Paz; Oração Parse pela Paz; Oração Judaica pela Paz; Oração Cristã pela Paz.
Arte e Matemática: (duas turmas juntas) Construir coletivamente a bandeira da paz, que será exposta na fachada da escola; e construir fitas, lenços e laços da paz; (usar criatividade);
Português, História e Inglês: copiar, refletir e expor: poesias de Cecília Meireles e outros; textos e frases de Mahatma Gandhi, Madre Tereza de Calcutá, Martin Luther King, Mandela, John Lennon, outros; dicas para o resgate de valores no ambiente escolar, família e sociedade/ dicas de como fortalecer as amizades/ dicas de como lidar com pessoas e situações delicadas.
Educação Física e Ensino Religioso: responsáveis por fotografar as oficinas para divulgação no jornal e blog (já existentes na escola);
Ação - 6
Sexta-semana:
Oficinas que acontecerão no primeiro horário da segunda-feira e dentro das salas de aula sob a orientação do professor daquele horário, onde os alunos irão ceder entrevistas, opiniões e comentários sobre o tema. Trazer de outras fontes matérias que mostram ações positivas e construtivas e de boa convivência entre as pessoas; pesquisar e organizar matérias com líderes da paz; discutir matérias sobre drogas, alcoolismo, excesso no trânsito e outros temas similares que desencadeiam a violência; sugerir pautas para o jornal que contribuam com a cultura de paz;
O material será entregue durante o decorrer da semana para os professores que avaliarão e selecionarão para a divulgação. Os responsáveis pelo jornal escrito e blog disponizarão os trabalhos dos alunos para toda a escola.
Ação -7
Sétima Semana: Cada professor irá avaliar uma turma no primeiro horário da segunda-feira da última semana do projeto: Avaliação Dissertativa – Tema: “Construindo a paz que eu quero ter”.
6. Tempo total de realização do projeto: sete semanas
7. Material e suporte necessário:
DVD, TV e filmes; Computador e Internet; matérias de jornal e revistas, data show e microfone; CD-player e CD; papeis coloridos, cola, tesoura, gravuras, fitas, etc.; jornal da escola; blog da escola.
8. Fontes de pesquisa:
WWW.naoviolencia.org.br; www.aipa.org.br/ea-atividades-pela-paz.htm/
Wikipedia.org; www.vagalume.com.br
9. Forma(s) de avaliação (ao longo do projeto e ao final do projeto):
Avaliação ao longo do projeto: no dia seguinte à realização de cada ação haverá um momento, coordenado pela equipe pedagógica, envolvendo todos os personagens do projeto, para avaliar a ação apresentada e orientar, reorientar, sugerir ajustes, mudar e adequar as ações seguintes.
Avaliação final: Uma avaliação dissertativa, num mesmo momento, envolvendo todos os professores, com o tema: “Construindo a paz que eu quero ter”.
Donizete Pereira dos Reis
Atividade 4.5
Projeto: Construindo a Paz
1. Definição e caracterização do problema: A violência das ruas atravessou os portões de escolas públicas e fez com que situações vividas até então apenas por policiais, passassem a fazer parte do dia-a-dia do ambiente escolar. Ameaçados e acuados pelos alunos, muitos professores não sabem como agir em situações de risco quando elas envolvem menores, amparados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
2. Objetivo principal: Desenvolver e fortalecer uma cultura de paz por intermédio da escola. (Ensino Fundamental).
3. Objetivos específicos:
* tornar a educação para a não-violência uma das prioridades da escola;
* tornar profissionais das escolas e pais para trabalharem os valores de não-violência junto às crianças, adolescentes e jovens;
* oportunizar que crianças, adolescentes e jovens sejam protagonistas no processo de fortalecimento de uma cultura de paz.
*resgatar valores e conceitos que andam perdidos
*conscientizar os alunos da valorização do professor que é tão importante na sua formação;
*garantir que o aluno se perceba como dependente e agente transformador do meio social, contribuindo ativamente para a sua melhoria;
*capacitar o aluno a desenvolver hábitos saudáveis, agindo com responsabilidade em relação à sua saúde.
5. Plano de ações:
Plano de Realização: A coordenação do projeto será de responsabilidade da supervisora e da orientadora da escola (equipe pedagógica) que deverão articular os momentos e espaços que serão de uso coletivo ou específico de cada área de conhecimento. Buscar articular os possíveis reajustes que poderão acontecer ao longo da realização do projeto.
Ação -1
Primeira semana:
Os professores de Português e História apresentarão em quatro dias os filmes
que serão discutidos na sexta-feira por estes dois professores (a idéia central de cada filme e etc.). Os espaços para a exibição dos filmes devem ser articulados com o número de alunos e os recursos disponíveis na escola; a exibição envolverá todos os professores e alunos:
1º-Invictus: Mandela levou o campeonato mundial de rúgbi de 1995 para a África do Sul, utilizando a equipe do país para unir os sul-africanos e amenizar as tensões raciais entre negros e brancos.
2-Um amor para recordar: Em plenos anos 90, Landon Carter (Shane West) é punido por ter feito uma brincadeira de mau gosto em sua escola. Como punição ele é encarregado de participar de uma peça teatral, que está sendo montada na escola. É quando ele conhece Jamie Sullivan (Mandy Moore), uma jovem estudante de uma escola pobre. Com o tempo Landon acaba se apaixonando por Jamie que, por razões pessoais, faz de tudo para escapar de seu assédio.
3-Uma lição de Amor: Sam Dawson (Sean Penn) é um homem com deficiência mental que cria sua filha Lucy (Dakota Fanning) com uma grande ajuda de seus amigos. Porém, assim que faz sete anos Lucy começa a ultrapassar intelectualmente seu pai, e esta situação chama a atenção de uma assistente social que quer Lucy internada em um orfanato. A partir de então Sam enfrenta um caso virtualmente impossível de ser vencido por ele, contando para isso com a ajuda da advogada Rita Harrison (Michelle Pfeiffer), que aceita o caso como um desafio com seus colegas de profissão.
4-A Excêntrica família de Antonia: o filme conta a história de uma encantadora geração de mulheres comandada por Antônia. A saga familiar atravessa três gerações, falando de força, de beleza e de escolhas que desafiam o tempo.
Sexta-feira, em sala de aula, será o momento em que os professores de Português e (ou) História discutirão o filme e desenvolverão atividades sobre o tem.
Ação – 2
Segunda semana:
Cada professor irá trabalhar textos pré-selecionados envolvendo seu conteúdo e o tema previsto no projeto. (O professor terá liberdade para escolher, nesta semana, em quantas aulas pretende desenvolver seu trabalho.).
Português: com jornais atuais: discutir a violência, a mudança de valores na sociedade; a falta da família; drogas e o sofrimento; etc.;
Ciências: os jogos violentos/ televisão e a violência: as consequências;
Matemática: A fome no mundo em números;
História: A resolução pacífica dos conflitos: Nelson Mandela/ Mahatma Gandhi/ Martin Luther King/ Madre Tereza Calcutá;
Inglês: apresentar a vida e obra de John Lennon com destaque para a canção “Imagine” e sua tradução;
Geografia: A carta do cacique Seattle, em 1885; o neocolonialismo e a globalização;
Ação - 3
Terceira semana: Uma palestra com o tema “doação de sangue” – Um gesto de solidariedade para reabilitar vidas.
Ação – 4
Quarta semana:
Sob a supervisão dos professores de Arte, Educação Física e Português e História, um grupo de alunos apresentará, no palco central da escola, a biografia e obras de compositores brasileiros com destaque para uma canção envolvendo o tema: Construção da Paz. Canção que será coreografada pelos alunos “dançarinos” da escola; (previsão para organização e ensaio é de duas semanas anteriores ao evento);
Canções e compositores:
*A paz (Gilberto Gil e João Donato);
*O sol (Jota Quest/ Antônio Júlio Nastácia);
*Tente outra vez (Raul Seixas / Marcelo Motta / Paulo Coelho);
*Mutirão de Amor (Jorge Aragão);
*Pro dia nascer feliz (Frejat e Cazuza);
*Epitáfio/ /Enquanto houver sol / (Titãs e Sergio Brito);
*É preciso saber viver (Roberto e Erasmo);
*Depende de nós/brincar de viver (Guilherme Arantes);
*Retrovisor (Fagner/ Fausto Nilo);
*Coração de estudante (Milton Nascimento/Wagner Tiso);
Ação - 5
Quinta-semana:
Oficinas acontecerão nas salas de aulas sob a orientação dos respectivos professores, respeitando o calendário escolar e a aula prevista para o dia (o professor do primeiro horário seguirá até o último com a mesma turma): três aulas para a confecção e duas aulas para a exposição e visitação de todos, incluindo a comunidade.
Ciências: Confecção e cartazes e mural com o tema específico: Como o álcool e o fumo agridem o organismo/cuidados para manter a saúde;
Geografia: Copiar, refletir, expor e distribuir as Orações pela Paz Mundial, das Nações Unidas, 1986: Oração Hindu pela Paz; Oração Budista pela Paz; Oração Jainista pela Paz; Oração Maometana pela Paz; Oração Sikh pela Paz; Oração Bahai’ pela Paz; Oração Shintoísta pela Paz; Oração dos Nativos Africanos pela Paz; Oração dos Nativos Americanos pela Paz; Oração Parse pela Paz; Oração Judaica pela Paz; Oração Cristã pela Paz.
Arte e Matemática: (duas turmas juntas) Construir coletivamente a bandeira da paz, que será exposta na fachada da escola; e construir fitas, lenços e laços da paz; (usar criatividade);
Português, História e Inglês: copiar, refletir e expor: poesias de Cecília Meireles e outros; textos e frases de Mahatma Gandhi, Madre Tereza de Calcutá, Martin Luther King, Mandela, John Lennon, outros; dicas para o resgate de valores no ambiente escolar, família e sociedade/ dicas de como fortalecer as amizades/ dicas de como lidar com pessoas e situações delicadas.
Educação Física e Ensino Religioso: responsáveis por fotografar as oficinas para divulgação no jornal e blog (já existentes na escola);
Ação - 6
Sexta-semana:
Oficinas que acontecerão no primeiro horário da segunda-feira e dentro das salas de aula sob a orientação do professor daquele horário, onde os alunos irão ceder entrevistas, opiniões e comentários sobre o tema. Trazer de outras fontes matérias que mostram ações positivas e construtivas e de boa convivência entre as pessoas; pesquisar e organizar matérias com líderes da paz; discutir matérias sobre drogas, alcoolismo, excesso no trânsito e outros temas similares que desencadeiam a violência; sugerir pautas para o jornal que contribuam com a cultura de paz;
O material será entregue durante o decorrer da semana para os professores que avaliarão e selecionarão para a divulgação. Os responsáveis pelo jornal escrito e blog disponizarão os trabalhos dos alunos para toda a escola.
Ação -7
Sétima Semana: Cada professor irá avaliar uma turma no primeiro horário da segunda-feira da última semana do projeto: Avaliação Dissertativa – Tema: “Construindo a paz que eu quero ter”.
6. Tempo total de realização do projeto: sete semanas
7. Material e suporte necessário:
DVD, TV e filmes; Computador e Internet; matérias de jornal e revistas, data show e microfone; CD-player e CD; papeis coloridos, cola, tesoura, gravuras, fitas, etc.; jornal da escola; blog da escola.
8. Fontes de pesquisa:
WWW.naoviolencia.org.br; www.aipa.org.br/ea-atividades-pela-paz.htm/
Wikipedia.org; www.vagalume.com.br
9. Forma(s) de avaliação (ao longo do projeto e ao final do projeto):
Avaliação ao longo do projeto: no dia seguinte à realização de cada ação haverá um momento, coordenado pela equipe pedagógica, envolvendo todos os personagens do projeto, para avaliar a ação apresentada e orientar, reorientar, sugerir ajustes, mudar e adequar as ações seguintes.
Avaliação final: Uma avaliação dissertativa, num mesmo momento, envolvendo todos os professores, com o tema: “Construindo a paz que eu quero ter”.
Donizete Pereira dos Reis








0 comentários:
Postar um comentário