PLANEJAMENTO DE ATIVIDADE COM COLEGAS
Atividade 3.5
Área de conhecimento: História
Tema: Músicas brasileiras: A História do Samba
Ementa da aula:
*As origens do samba; *Os instrumentos usados; *Contextualizar historicamente o nascimento do samba; *O surgimento das escolas de samba; *os primeiros grandes sambistas de compositores; *os meios de comunicação e a divulgação do samba; *Os sambistas mais importantes de todos os tempos; *As variações do samba no decorrer do tempo; *As várias gerações de sambistas; *As divas do samba; *permanências e mudanças.
Os objetivos e competências:
*Oferecer aos alunos a possibilidade de identificar no samba as raízes da cultura brasileira e perceber que a construção da nação brasileira inclui conhecer todos os povos que a constitui.
*levá-los a identificar no Brasil e nos seus descendentes as formas encontradas para sobreviver, para se expressar; a sua capacidade criadora; e um jeito próprio de construir, sentir e viver a vida, no interior do grupo étnico e no convívio com outros grupos;
*possibilitá-los conhecer e aprender a respeitar as expressões culturais negras que compõem a história de nosso país, mas que, no entanto, são pouco valorizadas;
*levá-los a compreender e respeitar diferentes modos de ser, viver, conviver e pensar; e a sensibilização ante as questões sociais;
O público alvo:
8º e 9º anos do Ensino Fundamental
Aprendizagem Esperada:
*aprender a usar os equipamentos e ferramentas adequadas para a realização das tarefas (elaboração de suas produções, e a obtenção de imagens digitais como um recurso enriquecedor das informações, os direitos autorais envolvidos. Também as formas divulgação das produções através dos diversos recursos disponibilizados).
*desenvolver sua capacidade de análise, síntese e conclusão; e também a capacidade criadora;
*demonstrar iniciativa; a busca e a coleta de informações em ambiente virtual;
*desenvolver sua sensibilidade ante as questões sociais;
* *Adquirir o hábito de escrever, escutar, realizar estudos;
Ferramenta de produtividade: Mapa
Estratégias pedagógicas e os recursos disponíveis:
Primeira aula:
*Professor irá disponibilizar os computadores no laboratório de informática. A turma será dividida em grupos conforme o número de computadores disponíveis, que usarão a Internet para pesquisar; (ajustes);
*Professor introduzirá o tema com um vídeo disponibilizado no endereço: www.youtube.com.br: O samba de gafieira;
* Os alunos irão pesquisar na Internet as informações pertinentes; (sites mencionados pelo professor):
http://revistaepoca.globo.com/Epoca/0,6993,EPT865240-1655-1,00.html
www.suapesquisa.com/samba
1º grupo: buscar a origem; os instrumentos; o que as letras normalmente contam e identificar a origem étnica do samba;
2º grupo: buscar informações sobre o primeiro samba gravado no Brasil (ano/autor/letra);
3º grupo: contextualizar historicamente, os motivos do samba ter nascido no Rio de Janeiro, a capital do Império; o surgimento das escolas de samba;
4º grupo: os primeiros grandes sambistas e compositores (década de 1930); apontar os meios de comunicação que as canções eram divulgadas e suas conseqüências;
5º grupo: os mais importantes sambistas de todos os tempos; listar as variações do samba a partir da década de 1930 (Bossa Nova; corrente popular e outros);
6º grupo: a nova geração de sambistas (1970/1980);
7º grupo: as divas do samba: Alcione, Beth carvalho e Clara Nunes.
Primeira tarefa (1ª aula): pesquisas, coletas e análise das informações; escolha de recurso tecnológico para organização do trabalho; apresentação.
Segunda Aula:
Segunda tarefa (2ª aula): divulgação das produções: usar o editor de texto e a impressora para organização, de forma concisa; expor em mural na sala de aula.
Terceira Aula;
Terceira tarefa (3ª aula): organizar grupos de dança entre os alunos para apresentação no momento cívico escolar. Utilizar as variações de samba estudadas;
AVALIAÇÃO:
Avaliação individual: Produção de texto dissertativo.
*usar editor de texto do laboratório ou o seu próprio editor.
Esperando constatar a habilidade de análise, síntese e conclusão do aluno, para que perceba que a construção da nação brasileira inclui conhecer todos os povos que a constitui. Reconhecer, no samba, uma forma encontrada de sobrevivência e expressão, e um jeito próprio de construir, sentir e viver a vida, no convívio com outros grupos; a capacidade criadora e recriadora através dos tempos e lugares; a sensibilização ante as questões sociais; e os princípios de respeito e diálogo;
Donizete Reis
Atividade 3.5
Área de conhecimento: História
Tema: Músicas brasileiras: A História do Samba
Ementa da aula:
*As origens do samba; *Os instrumentos usados; *Contextualizar historicamente o nascimento do samba; *O surgimento das escolas de samba; *os primeiros grandes sambistas de compositores; *os meios de comunicação e a divulgação do samba; *Os sambistas mais importantes de todos os tempos; *As variações do samba no decorrer do tempo; *As várias gerações de sambistas; *As divas do samba; *permanências e mudanças.
Os objetivos e competências:
*Oferecer aos alunos a possibilidade de identificar no samba as raízes da cultura brasileira e perceber que a construção da nação brasileira inclui conhecer todos os povos que a constitui.
*levá-los a identificar no Brasil e nos seus descendentes as formas encontradas para sobreviver, para se expressar; a sua capacidade criadora; e um jeito próprio de construir, sentir e viver a vida, no interior do grupo étnico e no convívio com outros grupos;
*possibilitá-los conhecer e aprender a respeitar as expressões culturais negras que compõem a história de nosso país, mas que, no entanto, são pouco valorizadas;
*levá-los a compreender e respeitar diferentes modos de ser, viver, conviver e pensar; e a sensibilização ante as questões sociais;
O público alvo:
8º e 9º anos do Ensino Fundamental
Aprendizagem Esperada:
*aprender a usar os equipamentos e ferramentas adequadas para a realização das tarefas (elaboração de suas produções, e a obtenção de imagens digitais como um recurso enriquecedor das informações, os direitos autorais envolvidos. Também as formas divulgação das produções através dos diversos recursos disponibilizados).
*desenvolver sua capacidade de análise, síntese e conclusão; e também a capacidade criadora;
*demonstrar iniciativa; a busca e a coleta de informações em ambiente virtual;
*desenvolver sua sensibilidade ante as questões sociais;
* *Adquirir o hábito de escrever, escutar, realizar estudos;
Ferramenta de produtividade: Mapa
Estratégias pedagógicas e os recursos disponíveis:
Primeira aula:
*Professor irá disponibilizar os computadores no laboratório de informática. A turma será dividida em grupos conforme o número de computadores disponíveis, que usarão a Internet para pesquisar; (ajustes);
*Professor introduzirá o tema com um vídeo disponibilizado no endereço: www.youtube.com.br: O samba de gafieira;
* Os alunos irão pesquisar na Internet as informações pertinentes; (sites mencionados pelo professor):
http://revistaepoca.globo.com/Epoca/0,6993,EPT865240-1655-1,00.html
www.suapesquisa.com/samba
1º grupo: buscar a origem; os instrumentos; o que as letras normalmente contam e identificar a origem étnica do samba;
2º grupo: buscar informações sobre o primeiro samba gravado no Brasil (ano/autor/letra);
3º grupo: contextualizar historicamente, os motivos do samba ter nascido no Rio de Janeiro, a capital do Império; o surgimento das escolas de samba;
4º grupo: os primeiros grandes sambistas e compositores (década de 1930); apontar os meios de comunicação que as canções eram divulgadas e suas conseqüências;
5º grupo: os mais importantes sambistas de todos os tempos; listar as variações do samba a partir da década de 1930 (Bossa Nova; corrente popular e outros);
6º grupo: a nova geração de sambistas (1970/1980);
7º grupo: as divas do samba: Alcione, Beth carvalho e Clara Nunes.
Primeira tarefa (1ª aula): pesquisas, coletas e análise das informações; escolha de recurso tecnológico para organização do trabalho; apresentação.
Segunda Aula:
Segunda tarefa (2ª aula): divulgação das produções: usar o editor de texto e a impressora para organização, de forma concisa; expor em mural na sala de aula.
Terceira Aula;
Terceira tarefa (3ª aula): organizar grupos de dança entre os alunos para apresentação no momento cívico escolar. Utilizar as variações de samba estudadas;
AVALIAÇÃO:
Avaliação individual: Produção de texto dissertativo.
*usar editor de texto do laboratório ou o seu próprio editor.
Esperando constatar a habilidade de análise, síntese e conclusão do aluno, para que perceba que a construção da nação brasileira inclui conhecer todos os povos que a constitui. Reconhecer, no samba, uma forma encontrada de sobrevivência e expressão, e um jeito próprio de construir, sentir e viver a vida, no convívio com outros grupos; a capacidade criadora e recriadora através dos tempos e lugares; a sensibilização ante as questões sociais; e os princípios de respeito e diálogo;
Donizete Reis








0 comentários:
Postar um comentário