RSS

Tecnologias e Currículo

Relato e socialização de experiências de uso de tecnologias ao currículo

Atividade 4.4

Análise do Projeto: Construindo a Paz

1. Definição e caracterização do problema: A violência das ruas atravessou os portões de escolas públicas e fez com que situações vividas até então apenas por policiais, passassem a fazer parte do dia-a-dia do ambiente escolar. Ameaçados e acuados pelos alunos, muitos professores não sabem como agir em situações de risco quando elas envolvem menores, amparados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

2. Objetivo principal: Desenvolver e fortalecer uma cultura de paz por intermédio da escola. (Ensino Fundamental).

Ao se trabalhar com projetos nas escolas podemos distinguir com clareza como cada conteúdo pode contribuir para o seu desenvolvimento.


Conteúdos curriculares e disciplinas envolvidas:
Desenvolver e fortalecer a cultura da paz na escola é um tema atual e urgente no cenário nacional e capaz de integrar o currículo, a ponto de abranger todas as disciplinas curriculares.
Língua Portuguesa: interpretação de textos e da linguagem cinematográfica; a produção de síntese e textos dissertativos, de resenha, artigo, a elaboração da ficha técnica, a sinopse, uma crítica, etc.
Matemática: demonstrar em números como as necessidades básicas do ser humano, quando não supridas geralmente levam à violência;
Artes: desenhos, pinturas, colagens, dança, coreografia, confecção de bandeira, fitas, o desenho da cena mais emocionante, etc. enriquecendo o contexto pedagógico;
Geografia: as diversas regiões do mundo manifestam a sua religiosidade;
História: A linguagem pacifista na busca de mudanças por um mundo melhor; a pesquisa biográfica e obras relativas ao tema.
Ciências: a evolução tecnológica necessitando de humanização;
Inglês: uma linguagem universal na busca de um mesmo ideal para o homem: a paz;

Donizete Reis

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário