RSS

Atividade 2-7 O registro digital da experiência.

Recursos digitais em hiperlink:

Pretendemos desenvolver uma atividade envolvendo mídias digitais com acesso através hiperlink. Decidimos por um tema transversal por poder ser ajustado aos diversos anos escolares que nossos alunos se encontram, porém ter como ponto de partida os slides, artigos e imagem apresentados nos links.

1- Título do material: “Sacos plásticos”;
Gênero: slides
Suporte Digital: http://www.blumar.com.br/images/site/sacos_plasticos.pdf;

2- Título do material: Um kg é o que cada brasileiro produz de lixo por dia.
Gênero: Artigo
Suporte Digital: Revista UMA/Ed. 85. Por: Renata Costa...

3-Título do material: Garoto recolhe lixo e monta robô.
Gênero: Texto e imagem
Suporte Digital: http://www.blogbrasil.com.br/garoto-recolhe-lixo-e-monta-um-robo/

Sujeitos a que destina: alunos do Ensino Fundamental, em sua maioria com 6 a 14 anos de idade. Moradores de bairros periféricos da nossa cidade

Estratégias: Por ser um tema transversal e atual sofrerá ajustes quando for apresentado aos alunos respeitando a sua idade e cognição;

Alessandra e Donizete

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Atividade 2-6 FORUM: Execução da atividade planejada.

Escolhemos um tema transversal para nossa aula para que pudesse ser trabalhado por nós duas em nosso dia-a-dia, na nossa realidade escolar: O lixo. É um tema atual e que deve ser trabalhado por todos os conteúdos e idades. Dessa forma a dupla pode interagir e apresentar suas propostas, enriquecendo o trabalho na busca estratégias diversas.
Pretendemos destacar através das imagens, fotos e textos (do mundo, Brasil e nossa cidade) a importância de se repensar o modelo de consumo. Para que eles possam perceber, com seus próprios olhos e refletirem sobre suas atitudes e os princípios que regem a vida em comunidade.
Alessandra e Donizete.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Planejamento de atividade com hipertexto ou Internet

atividade 2.6:
Dupla:Alessandra Miranda e Donizete Reis

Aula: Preservação do Meio Ambiente: O lixo

Pretendemos com essa aula trabalhar a noção do que o lixo que produzimos diariamente poderá ser reduzido, reutilizado e reciclado.
Sujeitos a que destina: alunos do Ensino Fundamental, em sua maioria com 6 a 14 anos de idade moradores de bairros periféricos da nossa cidade, bairros de classe média baixa, onde estão situadas as nossas escolas;
Duração: Duas aulas: a primeira no laboratório de informática/Internet e a segunda na sala de aula regular;
Recursos tecnológicos utilizados: Textos, imagens, slides disponíveis em:
1- “Sacos plásticos./ http://www.blumar.com.br/images/site/sacos_plasticos.pdf
2- “Um kg é o que cada brasileiro produz de lixo por dia.”/ Revista UMA/Ed. 85. Por: Renata Costa...
3- “Garoto recolhe lixo e monta robô”. /www.blogbrasil.com.br/garoto-recolhe-lixo-e-monta-um-robo/
Justificativa - Pretendemos destacar através das imagens, fotos e textos (do mundo, Brasil e nossa cidade) a importância de se repensar o modelo de consumo. Trabalhar a noção de “pertencimento, ética e cidadania”. Levar os alunos a perceberem que se faz necessária uma mudança de mentalidade e de atitudes. O quanto e como o lixo vem sendo produzido e destinado, (especificamente em nossa cidade e nos bairros onde eles estão inseridos). Objetivando sensibilizá-los para que possam pensar em si mesmos, como membros de uma coletividade, parte integrante de um todo. Que eles possam perceber, com seus próprios olhos e refletirem sobre suas atitudes e os princípios que regem a vida em comunidade. Destacando também, os diferentes papéis que cabem aos cidadãos, ao poder público e às empresas. Esse sentimento de pertencimento levará a uma visão de participação, onde cada um consiga trazer para o seu dia-a-dia, nos lugares em que vivem e transitam (bairros periféricos, bairros centrais, viagens e rodovias, etc.) uma postura ética diante da existência.
Desenvolvimento da aula/ Passos:
1) Apresentar links no laboratório da escola e discutir as imagens;
2) Desenvolvimento de atividade escrita: Alunos irão anotar no papel tudo o que é transformado em lixo no seu dia-a-dia. Refletir sua a destinação do lixo produzido por sua família;
3) Refletir sobre a reciclagem do lixo e a sua reutilização;

Avaliação:
Produção de texto dissertativo: Tema: Meu espaço e meu lixo

Alessandra Miranda e Donizete Reis 15/0810

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Criar um portifólio de em hipertexto

A atividade 2.5 requer que criemos um blog:
Portifólio
Este blog tem como obejtivo armazenar minhas atividade desenvolvidas durante o curso: Tecnologias na Educação- Ensinando e Aprendendo com as Tecnologias da Informação e Comunicação-TIC, 100 horas.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

atividade2.3- O que é linkar?

Linkar é conectar - Fazer a continuação do texto, passar para outro local, seja ou não na mesma página, conservando ligação dinâmica com a parte de origem. Quando um texto continua de um quadro para outro, esses quadros ficam linkados.
Hipertexto é um termo gerado no computador em formato digital,ex.:imagens,sons,textos com infinitas possibilidades de associações,através de links.
Navegar pelos sites seguindo as orientações das atividade que foram propostas percorrendo os links que surgiram a cada clique dado, é interessante e empolgante. A leitura dos links possibilita ainda mais o conhecimento do assunto que está sendo pesquisado. O trabalho com hipertexto é muito enriquecedor para o aprendizado e também é muito instigante, nos leva a querer saber mais e mais. E para que isso aconteça é necessário que o internauta leia, e essa leitura é que vai levando a uma descoberta, que gera outras descobertas. Internet é mágico e apaixonante.
Donizete Pereira dos Reis

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

atividade2.1-Experiência de navegar livremente:

Em meus estudos pude perceber que há vantagens de se produzir um texto principal e linkar a outras informações, pois este dá a possibilidade de enriquecer o seu texto com outras informações. Na realidade você inclui, através dos links acesso a outros artigos e informação complementares. Assim você está a ajudar os seus leitores a procurar mais sobre o assunto, e a dar-lhes valor acrescentado diretamente, sem que na realidade eles necessitem de ir ao Google procurar pelo tema ou pela dúvida que lhes surgiu. Quanto mais valor você der aos seus leitores, mais credibilidade eles lhe vão dar ao texto principal. Linkar é muito bom.
Donizete/ Beth Reis

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Atividade:2.2 - Fórum/ Navegação em Hipertextos:

O hipertexto é também conhecido como link e ocorre quando no corpo do texto principal aparece em destaque uma palavra ou um termo no qual ao clicarmos nos remete, melhor dizendo nos interconecta a diversos conjuntos de informações. Oferece, dessa forma, acesso a um conjunto de informações que poderão enriquecer nosso estudo. São inúmeras as vantagens do link e entre elas está a de oferecer ligações, em uma organização não-linear de textos, ou seja, informações constituídas por “nós” ou uma rede de “nós”. A desvantagem do link está justamente no grande volume de informações de uma grande bases de dados que são oferecidos, o que desviar a pesquisa do seu objeto direto.
Donizete/ Beth Reis


Olá Sérgio
Podemos perceber, em nosso meio social, familiar, profissional etc. que os recursos de pesquisa na NET já deixaram de ser novidade, porém, em meus estudos, pude concluir que tais pesquisas vem sendo muito simples e superficiais e uma pesquisa mais aprofundada requer a utilização dos diversos recursos oferecidos pelas máquinas de buscas. A máquina Google: a mais conhecida e mais utilizada atualmente oferece dicas como a de usar a tecla “enter” para agilizar a busca; faz a leitura de todas as palavras e termos como minúscula e sem acento e também não reconhece os radicais das palavras. Oferece uma variedade s links que nos transportam a diversos sites. Devemos, então, tomar cuidado com a confiabilidade dessas informações. O que você sugere para isso?
Abraços,
Donizete/ Beth Reis

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Resultado e análise

As disciplinas:Inglês e Português: criaram cartazes de campanha contra o bullying e apresentaram jornais, revistas e livros que tratavam do assunto.
História: trabalhou-se a questão do negro e do racismo no Brasil;
Geografia: estudou os fatores políticos e econômicos que traçam os caminhos da desigualdade no Brasil;
Recursos tecnológicos e midiáticos: para colocar em prática todas essas atividades alunos e professores utilizaram no projeto: jornais, revistas, livros, Internet, vídeo, TV, DVD, filme, data show, filmadora, microfone, retro projetor e câmera digital. Para culminância do projeto, foi gravado um DVD com depoimentos de alguns alunos sobre as práticas de bullying, sobre o projeto realizado na escola, sobre as inquietações diante do tema e seus planos para o futuro.
Resultados imediatos: as atitudes pró-ativas que surgiram e a iniciação de muitos na inclusão digital. Os alunos entenderem o fenômeno do bullying como ação negativa e foram motivados e incentivados mudar a situação das vítimas e dos agressores. Outro fator positivo no projeto foi a inclusão digital dos alunos e a busca por uma situação melhor de vida.
Fonte: Projeto “Lições de cidadania e direitos humanos: escola sem bullying”.

Donizete/ Beth Reis

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Pesquisa: Experiências desenvolvidas com projetos

Pesquisa e escolha do projeto: “Lições de cidadania e direitos humanos: escola sem bullying”;
Responsáveis: Os responsáveis pelo projeto são os professores Jailson Silva (professor de Matemática) e Simone Marques Martins (professora de Língua Inglesa), mas eles contaram também com a colaboração dos professores de Filosofia, de Geografia e com o apoio da equipe gestora da escola, criando desde modo um projeto interdisciplinar;
Escola: Escola Estadual Prof. Walfredo Arantes Caldas, na Vila Penteado, na zona norte da capital de S.Paulo;
Iniciativa: projeto surgiu a partir da observação dos professores sobre o comportamento dos alunos no ambiente escolar, como por exemplo, apelidos, agressões moral, física e verbal, além de brincadeirinhas de mau gosto. A partir desta constatação, viram a necessidade e a urgência de criar um projeto que viesse reduzir esses problemas na escola. O projeto depois de elaborado e aprovado recebeu verba para custeá-lo;
Envolvidos: O projeto foi direcionado a toda a comunidade escolar, mas teve a participação ativa e efetiva dos alunos do 1º ano do Ensino Médio;
Estratégias: a apresentação de seminários sobre os temas racismo, pluralidade cultura, orientação sexual, entre outros, que suscitaram reflexões e debates acalorados; até a criação e interação em comunidade virtual no site orkut para trocas de experiências e depoimentos relacionados às práticas de bullying; a montagem de mural para expor as pesquisas e descobertas com o intuito de sensibilizar todo o alunado e a comunidade escolar em relação aos temas estudados;
Duração: O projeto teve a duração de vinte semanas, durante o ano letivo de 2006 e teve ampla divulgação na imprensa: revista, jornal Diário Oficial Estado de S. Paulo, Portal do governo Estado de S. Paulo, Portal do Servidor Público, entrevista na TV (SBT) e vários outros sites;
Fonte: Projeto “Lições de cidadania e direitos humanos: escola sem bullying”.

Donizete/ Beth Reis

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Vídeo: O uso dos recursos tecnológicos na prática pedagógica:

O vídeo mostra, através das imagens, que existe nos alunos uma motivação intrínseca pela busca do conhecimento. De forma clara e prática os alunos utilizam os recursos tecnológicos e fazem um uso significativo. A sua curiosidade natural na utilização das tecnologias sendo direcionadas de forma apropriada na construção da aprendizagem.

Donizete/Beth Reis

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Fichamento de Conteúdo

*O Documentário: Quatro por Quatro - João Cabral de melo Neto;É um episódio da série “mestres da Literatura”.

*O programa baseia-se em depoimentos do próprio João Cabral, que fala de suas origens no engenho de açúcar em São Lourenço da mata (PE) até 7 anos de idade. Depois dessa idade foi para Recife estudar em escola católica. Como ele mesmo coloca, acabou construindo sua obra neste contexto. Dizia que gostava muito de ler, mas a literatura oferece pelos padres eram horrorosas. Gostava de ler Carlos Drumonnd de Andrade.
Pretendia ser crítico literário, mas começou escrevendo poesia. Suas poesias foram escritas de maneira diferente, sem os mecanismos prontos para tal, e assim acabou criando seu mundo próprio e paralelo. Usava palavras concretas, que dirigissem aos sentidos como: maçã, manga, cadeira, são mais significativas que as palavras abstratas.Sua filha Inez Cabral, em depoimento diz que o pai gostava mesmo era de ler. E o amigo Ferreira Goulart (poeta) diz que suas poesias são de alto nível literário e nas suas obras: Morte e Vida Severina; Rio Capibaribe: Uma faca só lâmina, ele onde apresentou uma literatura quase bárbara e primitiva, enfim diferenciada;


*Ficha Técnica:
*Roteiro e Direção: Luís Fernando Ramos;
*Produção Executiva: Malu Viana Batista;
*Coordenação e Produção: Claros Ramos;
Equipe TV Escola:
*Ministério da Educação;
*Departamento de Produção e Capacitação em Programas de Educação a
Distância;
*Coordenação-Geral de Produção de Programas em Radiodifusão
*Produção TV Escola (Alexandre Fischgold e Érico Monnerat);

Donizete/Beth Reis

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Tecnologias existentes na escola

Na escola em que trabalho dispomos de dois laboratórios de informática sendo: 1º com sistema operacional Windows, com 10 máquinas; As turmas se revesam no uso delas, o que também é feito por mais de 1 aluno por máquina, pois as turmas têm em média 30 alunos; o 2º com sistema operacional Linux educacional, vem sendo usado também da mesma maneira. Dois estagiários foram contratados para operacionalizar as máquinas. Nos dois turnos os alunos das séries iniciais fazem o uso das máquinas utilizando-as pedagogicamente através de jogos e atividades disponibilizados o mercado.
Dois aparelhos de DVD com TV que são bastante utilizados pelos professores, sendo até disputados por eles;
Um retro projetor usado somente em eventos para maior número de alunos (anda um pouco defasado);
Um aparelho data show que também é utilizado em ocasiões de eventos maiores e não em sala de aula;
Uma máquina xérox exageradamente utilizada por todos;
Uma máquina fotográfica para registrar os eventos e postar no blog da escola;
Outros: Caixa som; microfone; 4 aparelhos de CD-player (música);
O professor de geografia sandro Areal é bem "antenado' às novas tecnolologias, muito atuante e sempre disposto a inovar, é ele quem matém um blog, onde disponibiliza oas eventos de nossa escola: E. M. Gilberto José Tanus Braz: http://www.escoladojoao23.blogspot.com/
Donizete/ Beth Reis

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Refletindo sobre a Identidade do Professor

Neste novo contexto que se apresenta, professores e gestores vêm demonstrando certa dificuldade (amedrontamento) diante do uso correto das tecnologias na escola. Entendo a dificuldade dos educadores, pois se exige uma mudança radical onde fazer o uso correto das mídias é ir além de operacionalizar um aplicativo, ou apresentar conteúdos através das mídias.
Eu vejo então a importância da figura do professor multiplicador que deverá oferecer aos demais uma vivência de aprendizagem onde juntos possam assumir uma postura de aprendiz e ensinante. O multiplicador irá propiciar e regular as situações de aprendizagem desses diante do uso das tecnologias e o seu uso pedagógico. Através de trabalhos colaborativos, compartilhados, coletivos, de projetos e outros, todos os envolvidos poderão refletir de várias maneiras sobre a prática, compartilhando experiências, buscando leituras reflexivas, que envolvam a construção do conhecimento.

Donizete/Beth Reis

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Educação e Tecnologia:



Olá,
Sérgio Guilherme, Alessandra e demais companheiros,

Vivemos numa sociedade globalizada e nossa inclusão digital está se dando agora. Essas novas tecnologias com todas as suas possibilidades nos encantam e ao mesmo tempo exigem muita determinação e disciplina de nossa parte. É fundamental nossa perseverança neste momento.
Abraços
Donizete Reis

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Apresentação


Olá Companheiros!

Sou Donizete, mas também podem me chamar de Beth. Sou de Muriaé, trabalho na Rede Municipal de Educação, mais precisamente na Escola Gilberto J. T. Braz. Sou professora de História do 6º ao 9º ano. Acho que a aventura humana no planeta terra está diante de novas e grandiosas possibilidades. As mídias atuais estão mudando os rumos das comunicações e novas formas de relações vem surgindo delas, espero que façamos bom uso disso. Força a todos!

Donizete/Beth Reis

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS